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5 dicas para se destacar da concorrência e alavancar as vendas

em Destaques
quarta-feira, 12 de abril de 2023

Independente do segmento em que atuam, os negócios buscam se destacar dos concorrentes, com estabilidade e potencial de crescimento nos meses seguintes. O e-commerce, advindo de um longo período de crescimento, deve se manter em alta. Estima-se um aumento das compras online no país de 20,73% ao ano até 2025, segundo levantamento realizado pela CupomValido.

O segmento tem ganhado cada vez mais força pelas facilidades que oferece, como fazer compras sem sair de casa, evitar filas quilométricas nos caixas das lojas e até mesmo permitir troca e devolução sem tanta burocracia, por meio de processos de logística reversa. O Brasil, por exemplo, é o líder no ranking global de crescimento das vendas online, com 22,2% já em 2022, segundo a mesma pesquisa.

“A concorrência é certamente grande, mas, em um mercado em pleno crescimento, há espaço e oportunidades para todos conquistarem seus clientes. Basta saber como operacionalizar e como manter-se relevante durante as constantes mudanças por que o mercado vem passando”, afirma Bruna Havresko, CEO e fundadora da Modab, e-commerce de moda feminina criado por uma mulher para todas as mulheres.

A Modab nasceu a partir da necessidade das mulheres de encontrar peças de diferentes recortes, para corpos diversos, e continua a todo vapor desde sua criação, em 2013. Bruna compartilha, a seguir, sua experiência para alavancar as vendas em 2023. Confira:

  1. – Promoções sazonais – Engana-se quem pensa que o início do ano é uma época parada para o comércio. Na verdade, é um dos períodos com mais temas sazonais: verão, férias escolares e carnaval, por exemplo. Aliar as datas com combos de produtos ou descontos progressivos são boas estratégias para alavancar as vendas.

O ideal é destacar as promoções na página inicial do site, assim você prende a atenção do consumidor logo de cara e faz com que ele navegue em busca de outras ofertas para aproveitar a promoção. Isso também contribui para o aumento do ticket médio, sem impactar a margem de lucro de cada item.

  1. – Esteja presente nas redes sociais – As redes sociais são, sem dúvida, um dos canais de mais longo alcance para se destacar, já que elas estão na palma da mão de todos. Por isso, mantenha-se ativo nos canais do seu negócio para gerar engajamento, pois esse pode ser o condutor da conversão e do aumento nas vendas.

Publicar vídeos e fotos, fazer lives e contagens regressivas de lançamentos despertam a curiosidade do consumidor e criam um vínculo com o cliente. Fale dos seus produtos, os diferenciais, tecnologias e benefícios. Se possível, traga exemplos e depoimentos de clientes reais.

  1. – Invista em atendimentos multicanais – Um dos principais benefícios das compras online é poder tirar todas as dúvidas no conforto de casa. Invista em diferentes meios de contato com o seu cliente, como redes sociais, e-mails, telefones e aplicativos de mensagem.

Cada um prefere ser atendido de um jeito diferente, e possibilitar diversos canais dá a liberdade de o comprador escolher como prefere ser contatado.

Essa personalização faz toda a diferença na fidelização e na experiência de compra. Ouvir o cliente, inclusive, é um dos segredos do sucesso da Modab, além do foco nas modelagens diversas. Por isso, utilizamos um sistema integrado de atendimento digital para facilitar o pronto-atendimento.

  1. – Fidelizar clientes e ter um bom pós-venda – Conquistar novos compradores é sempre importante para alavancar as vendas, mas ser lembrado por quem já é cliente garante uma base fiel de consumidores. Quando eles encontram o produto de uma marca com a qual se identificam, o seu nível de interesse em retornar à loja aumenta consideravelmente.

Por isso, a fidelização é uma fase crucial do relacionamento. Existem vários caminhos para conquistar um cliente, mas o importante é entender suas necessidades. Se você não perguntar, não mantiver contato, é provável que ele não fale, nem dê retorno sobre a experiência de compra.

Então, faça uma pesquisa de satisfação proativa; todo momento é um período bom para entender as expectativas do cliente e conseguir melhorar a relação, além de descobrir os pontos fortes da sua marca de acordo com quem compra nela

  1. – Promova ações que atraiam a curiosidade e gerem engajamento – A identidade da marca é o cartão de visitas, é como as pessoas reconhecem o negócio. Somos seres visuais; por isso, fazer campanhas chamativas de acordo com o design já consolidado ajuda a chamar atenção e reforçar a imagem no mercado.

Acompanhada de mídias bem elaboradas, uma ação visual pode ser realmente impactante e benéfica para as vendas. Conte a história de um lançamento através de vídeos, fotos e o famoso save the date.

Funciona tanto para lançamentos de produtos quanto para vendas sazonais, atraindo o consumidor para uma semana de descontos no carnaval, verão ou outro data comemorativa. – Fonte e outras informações: (https://www.modab.com.br/).