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5 dicas ao lançar um produto no mercado

em Destaques
segunda-feira, 19 de junho de 2023

Aprenda a montar uma estratégia eficiente para alcançar os melhores resultados

Introduzir um novo produto no mercado é um desafio e tanto. Ainda mais se a marca é nova ou desconhecida, ou ainda, quando o conceito do produto é inovador e não possui concorrentes relevantes para fins de comparação por parte do público-alvo. Mesmo que a empresa seja forte, consolidada e tenha produtos bem aceitos pelos consumidores, o lançamento de qualquer produto deve contar com um bom planejamento e estratégia de marketing. Segundo uma pesquisa feita pela Conversion, em parceria com a KPMG, 53% das empresas irão aumentar o investimento em marketing de conteúdo para 2023.

Na etapa do pré-lançamento, deve-se considerar tudo o que acontece antes do produto ser, de fato, introduzido ao mercado. Ou seja, é o período entre a concepção da ideia, aprovação, maturação e desenvolvimento do produto. Por isso, a Gofind, plataforma de IA da indústria que aumenta o fluxo de pessoas nas lojas que tem seus produtos, lista 5 dicas:

  1. Pesquisa de mercado
    Ao falar sobre o lançamento de produto é muito importante ter em mente que a demanda é um dos fatores mais importantes para o sucesso de qualquer ação. Seja por existir em muita quantidade ou por simplesmente não existir.
  2. Análise da concorrência
    Se o seu produto pertence a uma categoria já existente e seus concorrentes possuem um produto similar ao seu, observe-os e desenvolva maneiras de se destacar, levando mais benefícios para o seu público. Caso seja uma novidade, inclusive para o mercado, observe empresas que lançaram produtos recentemente, aproveitando erros e acertos das suas estratégias.
  3. Análise SWOT
    A análise SWOT ou FOFA é uma estratégia muito utilizada para ajudar pessoas e organizações a identificar forças, oportunidades, fraquezas e ameaças relacionadas à competição nos negócios, ajudando a definir planos de ação para o lançamento de um novo produto ou serviço.
  4. Planeje suas ações
    O planejamento da sua estratégia de lançamento é muito importante para obter resultados satisfatórios. Deve-se pensar em todas as ações antes, durante e após o lançamento efetivo, como campanhas de marketing e como atingir seu público-alvo.
  5. Marketing pré-lançamento
    Muitas empresas apostam no marketing pré-lançamento, ou seja, divulgam para o mercado que o produto será lançado em breve, apresentam prévias com imagens e/ou demonstrações de usabilidade do produto. Além das redes sociais, contar com o trabalho de uma assessoria de imprensa pode alavancar a reputação do seu produto antes mesmo do seu lançamento oficial.

Após executar suas ações de lançamento do produto, ainda há pontos de atenção para serem analisados, medidos e comparados. A análise das métricas de resultado traz insights valiosos sobre a performance da sua ação e preferências do consumidor.

Mesmo que não tenha obtido os resultados esperados no período de lançamento, seguir divulgando o produto e realizando promoções de venda ajudará a alcançar as metas comerciais. Após a conquista de novos clientes, começa a fase de retenção, ou seja, chegou a hora de manter este cliente interessado e satisfeito pelos seus serviços, conteúdos e novos lançamentos.