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5 coisas que você precisa fazer antes de começar um negócio

em Destaques
quinta-feira, 07 de março de 2024

Nos últimos anos o Brasil se tornou um berço para grandes e pequenos empreendedores. De acordo com um levantamento da Global Entrepreneurship Monitor (GEM), feito pelo Sebrae com a Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (Anegepe), cerca de 51 milhões de brasileiros adultos desejam se tornar um empreendedor nos próximos três anos, e 42 milhões já são empreendedores.

Começar um negócio requer muito planejamento, estudo e dedicação. No início as coisas podem ser difíceis e os clientes demorem a aparecer, mas com investimentos, o marketing e preparação certos, logo o negócio começa a prosperar. Se organizar com antecedência para a trajetória do empreendedorismo pode ajudar a lidar com os imprevistos no caminho. Confira algumas dicas sobre o que você precisa fazer antes de começar a empreender:

  1. – Trabalhe nas suas habilidades interpessoais – Segundo o Relatório Mercado de Vendas da Pipedrive, CRM de vendas eficaz para pequenas empresas, 88% dos vendedores afirmam que trabalham suas soft skills regularmente, e isso os ajuda a serem mais bem-sucedidos. Reflita sobre quais são as suas maiores qualidades e veja o que está ao seu alcance para aprimorar o que é necessário.

Por exemplo, se você deseja melhorar a habilidade de persuasão, leia livros, faça cursos e escute palestras de especialistas sobre o tema. Conversar com outros empreendedores sobre técnicas para persuadir mais clientes também pode trazer bons aprendizados.

  1. – Aprenda a se comunicar da melhor forma – Se tornar um empreendedor exige muito contato com outras pessoas, seja fornecedores, clientes ou funcionários. Se você se considera uma pessoa tímida, então é importante trabalhar para tornar sua comunicação mais eficaz.

Falar com clareza ajuda você a apontar as melhores qualidades do seu produto ou serviço, e usar o tom certo pode auxiliar na construção de bons relacionamentos. A melhor forma de se comunicar melhor é praticando e se desafiando. Não gosta de falar ao telefone? Tente usá-lo para conversar com pessoas do seu convívio e que você se sinta confortável, e assim, vai se acostumando gradualmente.

  1. – Estude o seu público a fundo – Decidiu qual tipo de negócio abrirá? Então é hora de entender os seus clientes: o que essas pessoas desejam? Onde elas estão? Onde elas procuram os produtos e serviços que desejam adquirir? “É necessário entender o que o cliente está tentando alcançar e o porquê isso é importante.

Normalmente, os clientes têm uma ideia clara do que querem. Tenha uma escuta ativa e um posicionamento claro da sua proposta de valor. No final das contas, a solução e o serviço oferecido serão o que vão fazer com que os negócios sejam fechados” aponta Zahra Jivá, diretora global de estratégias para vendas da Pipedrive.

  1. – Tenha resiliência – Ao empreender, você pode fazer tudo e mesmo assim as coisas darem errado às vezes por conta de acontecimentos fora do seu controle. Se acontecer algo assim, não fique remoendo o que não deu certo e crie novas estratégias para minimizar o mal desempenho, pense em medidas que você tomou em situações que deram bons resultados e se inspire nelas.

Também é importante manter o pensamento positivo e colocar em mente que foi apenas um momento ruim, mas que o sucesso está te esperando pela frente.

  1. – Fique sempre atento nas finanças – A atenção na parte financeira é fundamental para manter um negócio em pé. Afinal, o empreendedor precisa lucrar, pagar impostos, comprar novas mercadorias e pagar seus funcionários. Lembre-se de que a previsão de vendas é a chave para o sucesso e tem o poder de fazer sua empresa prosperar ou fracassar.

Uma boa previsão de vendas fornece aos gerentes o conhecimento e os insights necessários para criar uma imagem da receita de vendas futura. Para fazer previsões de vendas concisas, as empresas precisam ter os dados de vendas corretos e tirar as conclusões de vendas projetadas corretas a partir deles.

“As empresas em crescimento precisam tomar decisões rapidamente e uma boa projeção de vendas é muito valiosa. Embora algumas oportunidades de crescimento devam ser cuidadosamente buscadas e cultivadas, a manutenção de um fluxo de caixa positivo é essencial para a estruturação da empresa, portanto, é fundamental garantir que as despesas não excedam as receitas”, aconselha Zahra Jivá. – Fonte e outras informações: (www.pipedrive.com).