97 views 4 mins

49% das empresas nos EUA exigiram trabalho presencial em 2023

em Destaques
segunda-feira, 26 de fevereiro de 2024

Um relatório recente da empresa de software de trabalho híbrido Scoop revelou que, no início de 2023, 49% das empresas nos EUA exigiam trabalho presencial em tempo integral. No entanto, essa proporção caiu para 38% até o final do ano. Atualmente, 65% das empresas oferecem flexibilidade no local de trabalho para os funcionários.

Outra pesquisa, conduzida pela empresa Offerwise a pedido do QuintoAndar e Imovelweb, revela que 43% dos entrevistados afirmaram que pediriam demissão caso fossem obrigados a ir à empresa todos os dias. De acordo com o IWG, em um dos relatórios recentes levantados pela empresa, “The Future of Work Trends Forecast 2024”, foi constatado que entre 30% e 50% dos trabalhadores de escritórios continuarão a trabalhar de forma híbrida a longo prazo.

Além disso, 75% dos CEOs entrevistados pelo IWG esperam que suas empresas continuem operando em um modelo híbrido nos próximos cinco anos. Outra tendência apontada pelo estudo é o aumento da participação de trabalhadores mais velhos no mercado de trabalho, impulsionado principalmente por fatores econômicos. A “unaposentadoria” é uma realidade crescente, e as empresas estão aprendendo a aproveitar a experiência e habilidades desses trabalhadores mais experientes.

O IWG tem foco na oferta de espaços de trabalho e escritórios flexíveis em mais de mil cidades no mundo. Em outro relatório levantado pelo IWG, para determinar as melhores cidades do mundo para realizar o “Workation” (uma tendência que une trabalho a viagens), os dados mostram que:

  • 88% dos trabalhadores híbridos atuaram de locais distantes de suas sedes em 2022;
  • 71% considerariam entrar para um novo trabalho, apenas se oferecesse a flexibilidade para trabalhar remotamente, em parte do tempo.
  • A pesquisa também aponta o Rio de Janeiro como uma das melhores cidades do mundo para realizar o “workation”.

Como benefícios do trabalho híbrido:

  • 76% destacaram equilíbrio entre vida pessoal e o trabalho;
  • 52% a possibilidade de passar mais tempo com amigos e familiares;
  • 47% economizar dinheiro viajando em dias de menor movimento;
  • 30% desfrutar de férias mais longas;
  • 87% das emissões de carbono podem ser reduzidas com os deslocamentos menores possibilitados pelo trabalho híbrido e o anywhere office.

Para Tiago Alves, CEO do IWG no Brasil, o modelo de trabalho híbrido é uma das principais megatendências de trabalho para 2024 e está mudando a forma como as pessoas trabalham em todo o mundo. O formato, segundo ele, traz benefícios significativos, como aumento da felicidade dos funcionários, melhoria da produtividade e maior retenção e atração de talentos.

“Os profissionais do regime híbrido podem ajustar seu trabalho às suas vidas, inclusive reduzindo a necessidade de longos deslocamentos diários. Oferecer a opção de trabalho híbrido é uma maneira importante e simples para as empresas mostrarem que se importam com seus funcionários. Isso permite que eles tenham mais controle sobre seus horários e tenham mais tempo livre. As empresas que adotam o trabalho híbrido percebem não apenas uma equipe mais saudável, mas também mais comprometida e produtiva”, pontua Tiago.

Além dos dados citados anteriormente, o IWG prevê que 30% de todo o mercado imobiliário comercial seja de espaços de trabalho flexíveis até 2030. A empresa registrou 867 novos espaços abertos desde janeiro de 2023. Com uma aplicação anual de cerca de £50 milhões em sua plataforma de tecnologia, o IWG fomenta o trabalho híbrido, um modelo que pode gerar uma economia média de US$ 11 mil por funcionário ao ano. – Fonte e mais informações: (https://www.iwgplc.com/en-gb).