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4 Formas de melhorar a entrega ao cliente na sua loja online

em Destaques
terça-feira, 07 de junho de 2022

Realizar compras sem sair do conforto de sua casa, evitar filas, pesquisar os melhores preços, e encontrar os produtos e serviços desejados, são algumas das vantagens que a web possibilita. Entretanto, o atraso e a não entrega do produto são os principais problemas na compra pela internet.

De acordo com levantamento do Procon-SP, o número de reclamações relacionadas a compras online cresceu 653% na comparação entre o segundo semestre de 2019 com o mesmo período de 2021. De julho a dezembro do ano passado, foram registradas 337.092 queixas, contra 44.791 dois anos antes.

Diante desse cenário, Nelson Sauer, fundador e CEO da Handover, logtech que oferece soluções de armazenamento inteligente para todos os setores do mercado, separou 4 dicas que vão ajudar o e-commerce a proporcionar uma melhor experiência de entrega para os seus clientes.

1 — Last Mile – Ofereça a melhor experiência de entrega aos seus clientes – A last mile, ou a última milha em português, é a experiência final do cliente com a entrega. Por isso, é importante estar atento aos detalhes, para entregar no prazo e seguir as diretrizes de qualidade da marca. Afinal, a entrega é o momento que se mede a satisfação do cliente com a empresa e, assim como no presencial, ela precisa ser perfeita.

Para isso, usar abordagens como o Transit Point, instalação logística onde a mercadoria é depositada de forma temporária, é importante, pois é uma das formas que auxilia na entrega de produtos por parte das lojas online. Esse serviço ajuda as lojas a otimizarem as suas entregas, entregando mais qualidade aos clientes e proporcionando uma experiência totalmente diferente das demais lojas. Veja como esse serviço pode melhorar as suas entregas:

• mais agilidade na entrega;
• conte com estruturas alocadas em locais estratégicos das cidades;
• diminuição dos prazos de entrega;
• mais opções de entregas para melhorar a experiência do cliente;
• variedade de veículos para entrega, além dos tradicionais caminhões.

2 — Rastreio de produtos – Informe ao cliente onde e quando o seu produto vai chegar. Quando uma compra é realizada o cliente já recebe uma informação com a data estimada da chegada do produto. Por isso, para oferecer uma experiência ainda mais completa, as lojas online informam, por e-mail, SMS, mensagens no WhatsApp, como está o transporte do produto.

Essa é uma forma de melhorar a entrega, pois vai tranquilizar o cliente informando onde está o produto, se já chegou na transportadora e os demais trâmites da entrega. O consumidor saberá com detalhes onde está sua encomenda.

3 — Multicanalidade – O cliente de hoje, chamado consumidor 4.0, é muito mais exigente e imediatista. Ou seja, ele espera viver experiências de compra e não apenas comprar. Hoje, as compras são mais dinâmicas, pois o consumidor tem acesso a diversas informações. Então, ofertar opções de canais para a comunicação é ideal, até mesmo para otimizar a entrega.

Aí entra a necessidade de estar disponível onde e quando o seu cliente precisar. Ter uma operação multicanal vai te ajudar com isso e, também, nos momentos finais da sua entrega. Isso porque o cliente poderá se comunicar com sua empresa de diversas maneiras, mantendo a qualidade e confiança dele em seu serviço. Você pode se comunicar e responder ao cliente por e-mail, SMS, WhatsApp, chat no site, entre outras opções de canais. É importante ter um levantamento para entender o seu público e estar nos canais atrativos e eficientes para ele.

4 — Click & Collect – Essa opção é um dos complementos e, como o próprio nome já diz, a modalidade Click & Collect permite com que o comprador, ao invés de receber o produto em casa, vá buscá-lo em algum ponto de retirada/distribuição daquele e-commerce. ssa estratégia possibilita que as entregas sejam mais rápidas, melhorando a experiência de compra do cliente. Além do mais, ao oferecer mais opções de entrega, você proporciona maior liberdade de escolha a ele, que pode se tornar cliente fiel da sua marca.

A entrega deve ser uma preocupação constante das lojas online. Afinal, a experiência do consumidor com compras pela internet é finalizada quando ele recebe o produto em casa — ou retira em uma unidade de retirada — e pode usufruir da sua compra. Além disso, estar atento às novas estratégias e tecnologias que estão chegando para otimizar e melhorar a dinâmica logística dos e-commerce é fundamental para escalar a sua marca, oferecendo sempre o melhor atendimento e acompanhamento de compra. – Fonte e mais informações: (https://oihandover.com/).