77 views 5 mins

3 vantagens de investir em tecnologia aplicada à contabilidade

em Destaques
segunda-feira, 27 de junho de 2022

A transformação digital em todos os setores foi bruscamente acelerada pela pandemia. Segundo o Índice de Transformação Digital da Dell Technologies 2020, cerca de 87% das empresas instaladas no Brasil realizaram alguma iniciativa voltada à transformação digital naquele ano – número que ficou acima da média mundial, de 80%.

E apesar desse movimento também ter sido estimulado por necessidade, fato é que os investimentos em digitalização e tecnologias trouxeram inovação e melhoria na qualidade dos serviços prestados, além de experiências e soluções diferenciadas para os clientes de diferentes nichos de negócio. Na área contábil, não é diferente.

Com o surgimento de novos recursos e aplicativos, o setor foi pressionado a se modernizar e utilizar artifícios que otimizam o dia a dia do profissional de contabilidade e trazem performances e resultados mais satisfatórios.

“Investir em tecnologia, além de facilitar a rotina do profissional e dos escritórios, faz com que o cliente se sinta mais seguro ao contratar os serviços de profissionais alinhados com as inovações do mercado e, portanto, aptos a oferecer soluções mais assertivas e com maior qualidade”.

É o que diz Guilherme Baumworcel, contador e CEO da fintech Rupee, plataforma de inteligência artificial aplicada à contabilidade que usa a tecnologia na gestão de obrigações contábeis, gestão tributária e folha de pagamento através de Kanban.
Pensando nisso, Baumworcel lista três vantagens que o contador ganha ao investir em tecnologias para o ramo:

  1. Agilidade e economia de tempo – Um prestador de serviços está sempre atento aos prazos, muitas vezes curtos, que precisam ser cumpridos. A agilidade na entrega com certeza é um diferencial para a tomada de decisão do contratante.

Soluções tecnológicas automatizam algumas tarefas e facilitam a organização de fluxos de trabalho e a análise de dados, trazendo agilidade e maior segurança ao trabalho do contador. Investir em tecnologias capazes de sanar essa dor – da falta de tempo – garante que o contador consiga se organizar para entregar todo o serviço dentro do prazo e com qualidade.

  1. Segurança para o contratante – É angustiante a sensação de pagar por um serviço que não nos deixa seguros. E a insegurança pode estar relacionada a diversos aspectos, como a própria proteção das informações sensíveis que o cliente compartilha ao contratar serviços de contabilidade.

Por isso, é essencial que o contador tenha um sistema em nuvem que armazene com segurança os dados dos clientes. A ideia de que o contador é aquela pessoa ultrapassada, que manipula planilhas espalhadas e usa ferramentas antigas e ineficazes, está ficando para trás. Com a tecnologia, aumenta o profissionalismo e o sigilo das informações fica assegurado.

  1. Organização e aumento da produtividade – Em toda área de atuação, a organização é fundamental para a realização de um bom trabalho. No setor contábil, a responsabilidade aumenta, porque qualquer desvio pode acarretar multas, custos não previstos, além do retrabalho e do desgaste com o cliente.

Soluções tecnológicas ajudam a guiar essa organização, deixando os fluxos de trabalho mais claros, automatizando tarefas repetitivas e facilitando o controle por meio de relatórios estratégicos. Tudo isso resulta em maior produtividade das equipes, que têm mais tempo para direcionar seus esforços a atividades mais estratégicas.

A tecnologia Kanban que a Rupee oferece, por exemplo, auxilia na organização das demandas e dos fluxos de trabalho e, assim, pode-se extrair o melhor rendimento das equipes, com uma gestão facilitada de obrigações, prazos e andamento de tarefas. – Fonte e outras informações: (https://rupee.com.br/).