Claudio Raupp (*)
O início de um novo ano é sempre um bom momento para refletir sobre o que fizemos no ano que passou, e buscar soluções para as oportunidades e desafios à nossa frente.
Eu, pessoalmente, fico feliz em olhar para o 2019 e ver o quanto avançamos. Tivemos a oportunidade de lançar uma nova categoria de impressão, com tecnologia de tanque de toner, voltada ao empreendedor brasileiro, que precisa de um equipamento robusto e com baixo custo de impressão. Outro exemplo é o lançamento do notebook corporativo mais leve do mundo, que une alta performance e design sofisticado no mesmo produto.
Claro que todos esses lançamentos nos enchem de orgulho. São produtos inovadores, pensados para facilitar a vida do consumidor e que já estão se destacando no mercado. Porém, eles representam apenas uma fração dentro universo de inovação da HP, uma empresa de 80 anos que tem se reinventado a cada dia, investindo em pesquisa e desenvolvimento de produtos e soluções que vão além de impressoras e computadores.
Em 2019 apresentamos ao mercado brasileiro nossos primeiros modelos de impressora 3D e confiamos que em 2020 teremos muito a falar sobre o assunto, já que essa tecnologia traz consigo uma capacidade de disrupção muito grande em manufatura digital. Estamos também olhando para o futuro, criando tecnologias disruptivas e avançando em novas áreas de atuação.
Um exemplo é a gestão de microfluidos, que permite impactar positivamente diversos segmentos, particulamente o setor de saúde. Nossos centros de pesquisa e desenvolvimento, inclusive no Brasil, contam com grandes profissionais e parceiros em universidades para desenvolver novas tecnologias. Isso tudo nos dá a certeza de estar no caminho certo, não só para garantir a continuidade de inovações da empresa, mas por estar contribuindo com a construção do futuro melhor para a sociedade.
Por isso, nosso olhar para 2020 é bastante positivo. O Brasil retoma a rota de crescimento da economia. As empresas necessitam de um grande impulso no aumento de produtividade e transformação digital e, sem dúvida, a Tecnologia da Informação tem um papel decisivo como vetor de desenvolvimento e crescimento.
O mercado brasileiro, em todo o seu tamanho e diversidade nos proporciona grandes oportunidades. Estamos preparados para contribuir e agregar valor aos nossos clientes e parceiros de negócio e arrancarmos juntos para um crescimento sustentável.
(*) – Formado em Engenharia Elétrica pela UFRGSul, Administração pela Universidade de Salvador, e Educação Executiva pela Harvard e London Business School, é presidente da HP no Brasil.