74 views 2 mins

20,6 milhões de adolescentes devem se vacinar contra o HPV

em Destaques
terça-feira, 04 de setembro de 2018

Mais de 20 milhões de adolescentes brasileiros devem buscar os postos de saúde para receber a vacina HPV.

A convocação é do Ministério da Saúde, que lançou ontem (4) a Campanha Publicitária de Mobilização e Comunicação para a Vacinação do Adolescente contra a doença. A expectativa é de vacinar 9,7 milhões de meninas de 9 a 14 anos e 10,8 milhões de meninos de 11 a 14 anos. Foram adquiridas 14 milhões de vacinas, que são eficazes e protegem contra vários tipos de cânceres em mulheres e homens.
Desde a incorporação da vacina HPV no Calendário Nacional de Vacinação, 4 milhões de meninas de 9 a 14 anos procuraram as unidades do SUS para completar o esquema com a segunda dose, totalizando 41,8% das crianças a serem vacinadas. Com a primeira dose, foram imunizadas 4 milhões de meninas nesta mesma faixa, o que corresponde a 63,4%. “É importante alertar que cobertura vacinal só está completa com as duas doses, por isso quem tomou a primeira dose deve voltar aos postos após seis meses”, explicou a coordenadora do Programa Nacional de Imunizações, Carla Domingues.
Segundo estudo realizado em 2017, a prevalência estimada do HPV no Brasil é de 54,3 %. O estudo entrevistou 7.586 pessoas nas capitais do país. Os dados da pesquisa mostram que 37,6 % dos participantes apresentaram HPV de alto risco para o desenvolvimento de câncer. O estudo indica ainda que 16,1% dos jovens tem uma Infecção Sexualmente Transmissível prévia ou apresentaram resultado positivo no teste rápido para HIV ou sífilis. Os dados finais deste projeto serão disponibilizados no relatório a ser apresentado ao Ministério da Saúde até o final do ano (Ag.Saúde).