86 views 3 mins

10 dicas para empreender em época de pandemia

em Destaques
segunda-feira, 20 de abril de 2020

Em resposta ao aumento de casos do novo coronavírus no Brasil, estados e municípios brasileiros decretaram o fechamento de empresas e comércios para a manutenção do isolamento social. A medida trouxe impactos negativos nas receitas de empresas do país. Para a professora de Administração da Faculdade Presbiteriana Mackenzie Rio, Nayara Cardoso, embora o momento seja delicado, é preciso se adaptar às novas realidades do mercado.

“Estamos vivenciando um cenário difícil para os negócios, por isso, é importante adaptar produtos e serviços para manter as empresas, os empregos e a renda das pessoas. Inovar e renovar os empreendimentos podem trazer bons resultados para enfrentar a crise causada pela pandemia”, analisa. A professora lista ainda dez dicas para empreender em época de pandemia:

  1. Neste momento, é necessário se aproximar dos clientes. Use as mídias disponíveis para fazer contato, criar uma relação de empatia e proximidade, além de apresentar seus produtos e serviços, e as facilidades que você disponibiliza (como meios de pagamento, opções de recebimento do produto).
  2. Sempre deixe claro para os clientes os cuidados de higienização tomados em todo o processo que envolve seu serviço ou produto.
  3. Adeque os produtos ao momento e pratique preços justos.
  4. Nem todos os produtos são realmente necessários e isso implicará em queda nas vendas. É urgente se reinventar. Caso isso não seja possível, busque parcerias com outras empresas. Isso pode trazer novas oportunidades de negócios.
  5. Muitos empresários não têm estrutura para enfrentar esse momento, mas produtos e serviços são de extrema necessidade. É possível colaborar com outras empresas em ações de marketing de relacionamento, desenvolvimento de ferramentas digitais para a produção e até mesmo entrega de mercadorias, etc.
  6. Abrace a causa e mostre engajamento com o atual momento, aderindo a campanhas como “distância salva”, por exemplo.
  7. Treine a equipe. Estamos vivenciando um momento totalmente novo, por isso é necessário termos pensamentos, comportamentos e posicionamentos novos.
  8. Reveja todos os processos. Busque identificar os gargalos, falhas e custos excessivos. Aprenda a fazer o melhor com menos e entregar uma experiência positiva para o cliente. Ajuste tudo. O mais importante é se adaptar sem perder a qualidade e muito menos a confiança dos clientes.
  9. Esse momento já está provocando mudanças de impacto profundo. Entrar no mundo digital, permitir e provocar a inclusão digital são sinônimos de inclusão social. As empresas que se dedicarem a esse aspecto trarão contribuições realmente relevantes para humanidade.
  10. Para o dia a dia das empresas é necessário observar as determinações dos órgãos oficiais e todas as ações recomendadas

Fonte: Universidade Presbiteriana Mackenzie/Rio