105 views 3 mins

Livros em Revista 20 a 22/07/2019

em Colunistas, Ralph Peter
sexta-feira, 19 de julho de 2019

Palavra de Caipira temproarioPalavra de Caipira

Ditão Virgílio e Mouzar Benedito – Ohi (Ilustr) – Limiar – Desta maravilhosa dupla, tudo se espera e, sempre será notável surpresa. Os dois sempre cultivaram o idioma pátrio com esmero sem jamais esquecer suas francas origens. Daí, temos uma pequeno “dicionário”, fruto das andanças desses “malucos beleza” e naturalmente suas vastas culturas. Um livro que pode ser lido sem sequência ,contudo, lemos com muito boas risadas e reflexões. A dupla nos demonstra a riqueza cultural de várias localidades nacionais, sem que percamos a identidade idiomática. Realmente muito gostoso, curioso e hilário. Humor, neste caso, seriamente cultural, é o que estamos a necessitar nesses momentos sombrios que atravessamos. Ótimo!

Amores Invisíveis temproario

Amores Invisíveis: Casais longevos da diversidade

Déa E. Berttran – Cultura – Uma obra de profundo interesse social que descreve o cotidiano de quatro casais homo afetivos que possuem características “normais” aos dos héteros .  O que o leitor encontrará em suas emocionadas páginas, todavia, sem pieguismo, é um estado de plenitude do amor em sua profunda acepção, bem como uma ode ao respeito mútuo. Suas tintas produzem a certeza de que diferentes somos todos, quaisquer que sejam nossas vontades ou inclinações. Os depoimentos deixam evidente certeza de que ninguém opta por ser “assim ou assado”, nascemos com um viés e sob ele nos calcamos. Portanto, aceitemos os diferentes, para sermos todos aceitos. Uma obra emocionada, emocionante e por demais importante!

A Bússola e o Leme temproario

A Bússola e o Leme: Em busca da direção e do sentido

Haroldo Dutra Dias – Intelítera – Com certa frequência, em circunstancias várias, nos surpreendemos nos perguntando qual o sentido da vida, qual nossa importância, para onde vamos ou deveremos ir, etc.. Nem sempre encontramos boas e racionais respostas à tão existencialistas e profundos questionamentos. O juiz de direito, humanista e profundo pesquisador das entranhas humanas, resolveu mostrar ao mundo suas descobertas. De maneira simples, detalhada, coberta de razão, surpreende o leitor com as respostas para algumas dúvidas com as quais nos deparamos. Seus capítulos são abertos com influentes aforismos. Em suma, recebemos respaldo para a descoberta e sentido da nossa trajetória. Impactante.

A Sétima Ordem temproario

A Sétima Ordem

Michelly Gassmann – Literare – A autora, orientadora pedagógica, engenheira elétrica e gestora estratégica de projetos, urdiu uma interessante ficção, repleta de simbologia. Em seu enredo encontramos reflexos de crenças, superação, elos fraternos e muita amorosidade. Voltado para adolescentes, também levará bom entretenimento aos menos jovens. Que seja o primeiro de uma longa e boa série.