Eu sei… Não é fácil dizer ao chefe que está grávida!

em #tenhacicatrizes, Empreendedores Compulsivos
quarta-feira, 03 de fevereiro de 2021

Sumaia Thomas (*)

A maioria das profissionais que trabalham em regime CLT, quando tem a intenção de engravidar, sabem que de acordo com a própria CLT, as mulheres não podem ser demitidas sem justa causa a partir do momento da concepção da gravidez (e não de sua descoberta) até cinco meses após o parto.

Entretanto, eu sei, pois já estive nesse lugar, que a hora de comunicar a notícia no trabalho é sempre um desafio. Para algumas profissionais chega até ser um temor, mesmo consciente do tempo de estabilidade no trabalho. São muitos os anseios, inseguranças e dúvidas sobre o que pode acontecer nesta fase de gestação no ambiente de trabalho, e também sobre a volta da licença maternidade. Primeiro,  como gestores e colegas receberão a notícia? E depois, mesmo que aceitarem, será que vão continuar me considerando para futuros trabalhos e promoções? Como vai ser quando eu voltar ao escritório? Será que serei substituída? … só para citar alguns exemplos.

O trabalho que desenvolvo hoje como especialista em gestão de carreira originou-se da minha própria experiência nesse mesmo lugar onde tantas mulheres ainda temem como conciliar a maternidade e trabalho desde a notícia da gravidez. Quando afirmo que quando nasce uma mãe nasce uma líder, falo também a partir da minha vivência e das escolhas que fiz daquele momento em diante.

Para que possam vislumbrar novos caminhos de como passar por essa dia, assumindo a liderança e compartilhando uma das mais importantes notícias da sua vida com leveza e segurança, escrevi este artigo contendo 5 dicas para que você, ou alguém que você conheça, possa se beneficiar dos aprendizados da minha trajetória de sucesso nessa fase. São elas: 

1-) Liste seus incômodos, receios ou anseios sobre o trabalho e analise-os com carinho. Pergunte-se: essa é uma lista de fatos ou suposições?

2-) Coloque-se no lugar deste gestor(a) e avalie como você abordaria o assunto. Quais os impactos desta sua maternidade no trabalho? É de risco? É inesperada? O quanto de fato impacta nas metas previamente acordadas?

3-) Marque uma conversa para falar de trabalho, apresente a notícia com alegria e deixe ele(a) saber quais são os ajustes de rotas que você considera necessários para alcançar os resultados.

4-) Faça sugestões, compartilhe expectativas e planeje essa fase juntos.

5-) Não espere que seu gestor(a) diga o que você deve fazer. Pode não ser fácil, mas definitivamente não precisa ser uma conversa ruim.

E se por um acaso, você que me lê neste instante for o gestor ou a gestora de uma gestante, lembre-se de ter mais perguntas do que suposições. Afinal, a experiência da maternidade é única a cada filho.

Para solucionar os demais dilemas entre trabalho e maternidade, agora sabem que podem contar comigo.

O mundo precisa perceber que quando Nasce Uma Mãe, Nasce Uma Líder!

Um abraço carinhoso

(*) É Membro dos Empreendedores Compulsivos, consultora especialista em gestão de carreira, coach, mentora, mãe de 2, empreendedora fundadora da Sumaia Thomas Treinamento e Desenvolvimento Humano, e idealizadora do Blog Para Mães.

20 anos de experiência profissional no apoio e no desenvolvimento de líderes, tendo passado 10 anos em consultorias norte-americanas trabalhando no desenvolvimento de profissionais de elevado potencial em empresas nacionais e internacionais.

Mentora Voluntária para o Programa de Mentoria Colaborativa Nós Por Elas do Instituto Vasselo Goldoni; para o ICRIM (Instituto de Apoio a Criança e ao Adolescente com Doenças Renais) para dar apoio às mães que têm filhos com problemas renais crônicos; para o Grupo Mulheres do Brasil no Programa Aceleradora de Carreira para mulheres pardas e negras.


2 comments on “Eu sei… Não é fácil dizer ao chefe que está grávida!
Leave a Reply