690 views 7 mins

O impacto do Chat GPT no Canal de Denúncias

em Denise Debiasi
segunda-feira, 20 de março de 2023

Assim como na Coluna anterior, vou analisar como o Chat GPT pode auxiliar nos processos de Compliance, tanto atualmente quanto no futuro. Em especial, perguntei sobre seu uso em Canais de Denúncias. O intuito aqui é registrar o início de uma revolução. Daqui 100 anos, quem sabe como esta Coluna será lida: com a ingenuidade que só a ignorância nos traz ou como um prenúncio do começo do fim?

Sempre tendo em mente a Lei de Amara, segundo a qual “tendemos a superestimar o impacto de uma tecnologia no curto prazo e subestimá-lo no longo prazo”. Enfim, fiz a pergunta ao Chat GPT, e eis a resposta:

O Chat GPT pode ser útil em um canal de denúncias de uma empresa?

“Sim, o Chat GPT pode ser muito útil em um canal de denúncias de uma empresa. Existem várias maneiras pelas quais o modelo pode ajudar a tornar o canal de denúncias mais eficaz e eficiente:

  • Triagem e classificação de denúncias: O Chat GPT pode ser treinado para triar e classificar automaticamente as denúncias recebidas através do canal de denúncias. O modelo pode identificar palavras-chave e frases que indiquem a gravidade da denúncia, ajudando a equipe de Compliance a priorizar as investigações.
  • Identificação de tendências: O Chat GPT pode analisar os dados das denúncias recebidas ao longo do tempo e identificar tendências e padrões que possam indicar riscos ou problemas maiores dentro da empresa. Por exemplo, o modelo pode detectar um aumento nas denúncias relacionadas a assédio sexual, ajudando a empresa a implementar medidas preventivas e educacionais para abordar o problema.
  • Análise de linguagem e tom: O Chat GPT pode analisar a linguagem e o tom das denúncias recebidas e identificar palavras-chave e frases que possam indicar problemas de cultura ou ética dentro da empresa. Por exemplo, o modelo pode detectar um padrão de denúncias que sugere que os colaboradores não se sentem seguros para relatar problemas ou que não confiam no canal de denúncias existente.
  • Resposta automatizada: O Chat GPT pode ser usado para fornecer respostas automáticas às denúncias recebidas, indicando que a empresa recebeu a denúncia e que ela será investigada. Isso ajuda a tranquilizar os denunciantes e demonstra o compromisso da empresa com a ética e a conformidade.
  • Melhoria contínua: O Chat GPT pode ajudar a empresa a melhorar continuamente o canal de denúncias, identificando pontos de melhoria e oportunidades para aprimorar a experiência dos denunciantes. Por exemplo, o modelo pode detectar padrões de denúncias que sugerem que o processo de denúncias é muito complicado ou que a equipe de investigação é muito lenta para responder às denúncias recebidas. A empresa pode usar essas informações para ajustar o processo e melhorar a eficácia do canal de denúncias.”

Basicamente, as respostas do Chat GPT são parecidas com as feitas na Coluna anterior: a tecnologia se baseia bastante em sua capacidade de análise de dados. Entretanto, surge aqui a identificação de padrões como um diferencial. Uma IA consegue encontrar esses sutis padrões através de relações quase impossíveis de serem enxergadas por um ser humano. Por vezes, esses padrões podem parecer confusos e aleatórios, mas a matemática por trás não engana, eles existem.

Isso pode ser visto bastante em época de eleições, quando os algoritmos identificam padrões inusitados dentro do eleitorado para disparar mensagens extremamente específicas e customizadas para “tocar” aquelas pessoas. Essa tecnologia pode ser usada de forma ética, mas também pode cair nas mãos de pessoas inescrupulosas que disseminam desinformação.

Um dos benefícios que me chama a atenção são as respostas automatizadas. Elas são muito úteis para mensagens informativas do processo, como “sua denúncia será encaminhada para os responsáveis”. Mas será que elas podem ser usadas em outras situações?

Em um canal de denúncias, são tratadas questões muito delicadas, que envolvem assédios e confissões. Muitas vezes, o contato humano é fundamental nesse momento, para acolher, escutar e encaminhar a denúncia da melhor forma. Acho que a IA ainda não está apta o suficiente para automatizar a empatia humana, e talvez nunca esteja.

Finalmente, ele fala sobre melhoria contínua, uma qualidade fundamental, mas que não se aplica apenas ao Canal de Denúncia. O Chat GPT pode auxiliar nos processos de Kaizen em qualquer situação. É uma resposta um pouco genérica, mas com exemplos bem específicos, o que só demonstra a alta engenhosidade da IA.

– – –

Denise Debiasi é CEO da Bi2 Partners, reconhecida pela expertise e reputação de seus profissionais nas áreas de investigações globais e inteligência estratégica, governança e finanças corporativas, conformidade com leis nacionais e internacionais de combate à corrupção, antissuborno e antilavagem de dinheiro, arbitragem e suporte a litígios, entre outros serviços de primeira importância em mercados emergentes.