69 views 4 mins

Verificação de identidade: importante etapa do onboarding de clientes

em Artigos
terça-feira, 16 de novembro de 2021

Rafael D’Agostino Garcia (*)

A prevenção à fraude é um tema importante dentro das organizações, assim como a preocupação em manter a segurança nos ambientes corporativos.

Com isso, o desenvolvimento de estratégias para essa frente estão cada vez mais evidentes. Normalmente as empresas utilizam uma solução de verificação de identidade como a porta de entrada de um funil, que é essencial para todos os processos. É importante que se garanta a veracidade das informações que foram colocadas em um app ou website e cruze isso com uma base de dados conhecida do mercado.

Os fornecedores de soluções de prevenção à fraude precisam adaptar as tecnologias e a inteligência analítica para conseguir responder tudo isso em tempo real. É necessário ter a opção de retornar com a informação sobre o que não foi validado e fazer com que a empresa não só consuma a recomendação de prevenção, mas ainda enriqueça esses dados para que possa calibrar melhor a estratégia do negócio.

As soluções de prevenção precisam refletir as principais dores dos clientes com o crescimento exponencial das fraudes. Perguntas básicas de verificação de identidade devem ser feitas, como “A informação é confiável?”, “O cliente é confiável ou trata-se de um perfil de risco?”, “Se o usuário é confiável, o perfil indica que ele é realmente quem diz ser ou é um fraudador?”.

É fundamental que as organizações sejam parceiras dos seus clientes e fidelizem essa relação para que se sintam confiantes perante os negócios da empresa. O primeiro passo para isso é garantir a identidade e confiabilidade das informações que foram passadas por eles.

As empresas precisam ter em mente que quando falamos sobre prevenção à fraude não é só abordar questões relacionadas a ameaças, mas também é necessário pensar na redução de falsos positivos e no ganho de eficiência operacional. Um processo de verificação de identidade eficaz oferece subsídio necessário para a melhor tomada de decisão.

Por exemplo, não adianta a instituição ter diversas ferramentas de prevenção e não obter nenhuma recomendação sobre uma provável ameaça. É possível contar com uma solução que una tecnologia, dados, inteligência analítica e técnicas de modelagem avançada para que, desta forma, se consiga entrar no jogo para reduzir de vez o índice de falsos positivos.

Existem vários desafios que precisam ser enfrentados e um deles é a verificação de identidade. Há soluções no mercado que são focadas em mitigar riscos considerando uma série de funcionalidades e recursos essenciais para o processo de prevenção à fraude, que são indicadas para todos os tipos de empresas e reúnem pilares importantes para combater fraudes no processo de onboarding.

Ainda há muitos pontos complexos sobre o tema, por isso as ferramentas antifraude precisam evoluir com a mesma velocidade que os fraudadores se aprimoram. Não existe uma fórmula mágica para acabar com as fraudes, mas existe uma abordagem baseada em camadas que permite ter visão gerencial dos principais indicadores necessários para calibrar e controlar melhor a sua estratégia.

(*) – É gerente executivo de Prevenção à Fraude da Serasa Experian.