83 views 3 mins

Vale a pena arriscar uma nova carreira?

em Artigos
quarta-feira, 03 de agosto de 2016

Luciano Zorzal (*)

Uma frase que ouvi anos atrás e fez diferença na minha vida foi: “O maior risco é não correr riscos”.

Lógico que o risco precisa ser calculado e muito tem a ver com o ganho futuro que se espera. Fazer mais do mesmo, sempre conduzirá a obter em tese, os mesmos resultados. Por exemplo, um profissional que hoje pedir demissão de uma empresa e ir para outro emprego estará correndo um risco? Claro que sim. Mas, ficar na mesma empresa, também não é? Dependendo do cenário, ficar em uma zona de conforto pode ser mais arriscado do que aceitar novos desafios.

O mesmo raciocínio vale para empreendedores que abdicam de seus empregos para se lançar ao mercado convergindo para a realização de seus sonhos. Tudo na vida tem aspectos positivos e negativos. O que muda é que o que para mim é um aspecto positivo, para você pode ser um ponto negativo. Um exemplo é a rotina. Tem pessoas que necessitam de uma, outras não a suportam.

Segundo a última pesquisa sobre Felicidade no Trabalho e Otimismo Profissional, realizada pela Etalent com o apoio da Catho, 61% dos brasileiros estão infelizes no trabalho. Muitas pessoas se dizem infelizes em sua trajetória profissional mas, ao mesmo tempo, confessam que não conhecem seu principal talento. Saber seu talento é fundamental para a felicidade na carreira, pois quando o indivíduo sabe qual cargo está mais de acordo com o seu perfil, mas perto ele está do sucesso.

Não é bom ver pessoas competentes e cheias de sonhos que por medo de se arriscarem, submetem sua carreira e vida a algo aquém de suas possibilidades. Normalmente, são pessoas que lamentam a chegada da segunda-feira. Deve ser triste, trabalhar cinco dias na semana esperando pelo final de semana. Acredito que nós merecemos muito mais do que isso.

Avalie sua carreira e quem a está conduzindo, já adianto que essa pessoa deveria ser você. Busque alternativas e oportunidades. Faça suas análises e parta para ação: busque um novo cargo na empresa, busque outro emprego, monte seu próprio negócio, seja um franqueado…não há limites. Enfim, realize seus sonhos.

(*) – É sócio-fundador da Zorzal Consultores & Auditores Associados, empresa com atuação na área de gestão empresarial e da qualidade, já certificada em conformidade com a ISO9001:2015 (www.zorzal.com.br).