82 views 4 mins

Transformação e desafios para pequenas e médias empresas

em Artigos
segunda-feira, 22 de março de 2021

Cleber Genero (*)

Na pandemia, tudo mudou. Muitas expectativas, tendências e padrões de comportamento foram por água abaixo e o mundo que conhecíamos virou do avesso.

Enquanto boa parte das grandes companhias conseguiam utilizar recursos para abrir novos canais de vendas, investir em infraestrutura e produtos que atendessem à demanda de uma população trancada em casa, as micro, pequenas e médias patinaram ao perder receita e precisaram de muita resiliência e criatividade para se manterem no mercado. Só em 2020, mais de dois milhões de empresas foram abertas, segundo a Serasa Experian.

Se foram criadas por oportunidade ou por necessidade, neste momento, não importa: é preciso continuar se reinventando, investindo em negociações via internet e, principalmente, atuando de forma precisa para conquistar novos clientes, negociar com segurança e evitar a inadimplência. Há também a necessidade de investimento em saúde e segurança, uma vez que atuar de acordo com as regras sanitárias vigentes é uma condição para a continuidade dos negócios.

Em momentos de incertezas como esse, é fundamental também estancar todo e qualquer vazamento de recursos. Rever fornecedores, prazos e juros de dívidas, reduzir o estoque e repensar o modelo de vendas são algumas maneiras. Lembre-se que uma negociação mal feita traz consigo uma maior probabilidade de inadimplência ou fraude e ainda pode fazer com que se percam ótimas oportunidades. É importante que o empresário entenda que a prospecção, a negociação, o monitoramento e a cobrança estão intimamente ligados e o desequilíbrio de uma etapa afeta as demais.

Além de se pensar na economia de recursos, é fundamental também criar uma boa estratégia para aumentar a receita. Existe uma oportunidade muito relevante que pode ser explorada especialmente pelas PMEs: as datas comemorativas e períodos sazonais, como dia das mães, namorados, férias escolares, dia dos pais, das crianças, black friday, natal, ano novo, férias de verão e por aí vai. Essas datas devem ser aproveitadas com muitas promoções, comunicações específicas, decorações em lojas físicas, pacotes especiais, combos etc.

Vale ressaltar que quem precisa se reerguer deve começar já a reestruturar a empresa, desenvolvendo um planejamento financeiro realista, renovando o plano de negócios e buscando negociações mais precisas. É importante ainda o apoio aos pequenos e médios empreendedores em fases tão importantes à saúde financeira do empreendimento, como monitoramento do próprio CNPJ e da carteira de clientes e fornecedores, cobrança de inadimplentes e, se for o caso, renegociação de dívidas.

Por fim, cabe às empresas e sociedade participar ativamente da recuperação das PMEs, dando suporte ou consumindo do pequeno sempre que possível, para manter uma economia próspera e saudável para todos. Aposte na retomada e vá em frente. Vamos fazer um 2021 de transformação e sucesso!

(*) – É vice-presidente de Pequenas e Médias Empresas e Identidade Digital da Serasa Experian.