106 views 4 mins

Suporte AMS: um mercado de quase US$ 87 bilhões

em Artigos
quarta-feira, 26 de outubro de 2022

Thiago Moreira (*)

Crescer é, sem dúvidas, o desejo de toda empresa.

Para isso, alinhar processos, definir estratégias, bem como contar com um sistema de gestão, são princípios fundamentais nessa jornada – mas isso, nós já sabemos. Entretanto, a partir do momento em que há um sistema ou aplicativo operando, é necessário manter todos os cuidados, a fim de garantir a sua eficiência.

Neste aspecto, o suporte AMS (Application Management Services) vem ganhando destaque. Considerando o atual momento, e os impactos das novas tendências, a utilização de ferramentas tecnológicas ganha relevância à medida em que as organizações têm a árdua missão de desempenhar um trabalho ágil e eficaz.

O suporte AMS ganha notoriedade por ser um serviço que garante a estabilidade e funcionamento dessas diversas plataformas de gestão e seus sistemas satélites – tendo como diferencial prestar um suporte pós-implementação, com foco em aprimorar e impulsionar todo o processo de evolução da empresa, levando em conta as particularidades individuais de cada cultura.

Há alguns anos, o suporte AMS era visto apenas como um serviço básico, já que a ideia principal era aderir a um ERP, sinônimo de melhoria no desempenho organizacional. Porém, os tempos mudaram e, hoje, vemos a sua expansão com o crescimento do índice de organizações que, além do sistema de gestão, contam com o apoio do serviço AMS, a fim de assegurar o crescimento e desempenho de suas aplicações.

Não à toa, segundo pesquisa realizada pela Grand View Research, a projeção é que o mercado de AMS alcance até US$ 87,60 bilhões em 2025. Entretanto, precisamos enfatizar que essa ainda não é uma realidade para aquelas organizações que não possuem uma maturidade digital estruturada.

Isso é, a ausência de um modelo de governança bem definido é o principal empecilho na adesão de métodos complementares de gestão e operação, o que traz à tona a seguinte constatação; quanto mais a empresa tiver definido sua governança, mais ela estará disposta a investir nesses recursos tecnológicos – o foco é geração de valor e resultado.

Certamente, nenhuma mudança acontece da noite para o dia. Durante a jornada rumo ao processo de implementação de um modelo maduro de gestão de aplicativos, contar com o apoio de uma consultoria especializada é a peça-chave.

Afinal, ela tendo a expertise de identificar se há a necessidade de implantar um sistema de governança, bem como conduzir o projeto e sua gestão, ofertando o apoio de um time local, especializado em executar tais processos de acordo com todas as características de cada empresa, focando no detalhe de cada segmento de negócio.

E, em se tratando do suporte AMS, esse apoio é essencial. Ainda mais, levando em conta que o serviço possui total versatilidade, buscando atender as necessidades específicas de cada organização, aprimorando ações de redução de custos, controle operacional, centralização de informações e operações que, de fato, ajudam a agregar valor para a empresa.

Assim, para aqueles que buscam evoluir ainda mais em desempenho e seguir um modelo de governança robusto, aderir ao suporte AMS é um importante recurso. Até porque, além do serviço abrir um leque de oportunidades e possibilidades, permite que sejam solucionados aspectos que garantam a expansão da empresa e exploração de novas oportunidades.

(*) – É diretor de AMS na Seidor Brasil (http://www.seidor.com.br).