87 views 4 mins

Sucesso: consistência e frequência

em Artigos
sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019

Elaine Póvoas (*)

A todo momento, alguém está sendo elogiado pelo excelente trabalho realizado.

Aqui já deixo um ditado de que gosto muito: “O troféu só é recebido depois de uma prova executada e ganha”. Não espere o reconhecimento por algo que ainda é uma perspectiva de resultado. O potencial precisa e deve ser convertido em performance! O desempenho comprovado é que dará condições para que o líder avalie um aumento de salário, uma promoção para sua carreira, um prêmio ou palavras de elogios.

Dessa forma, a receita da excelência vem acompanhada de ingredientes como interesse, atenção, disciplina, responsabilidade e, como toque final, a diferenciação. Para construir seu nome, e ele se tornar um dia uma marca de sucesso, outros aspectos devem ser considerados.
Vou focar aqui na “consistência e frequência”. Essas duas palavrinhas tiram de cena a famosa sorte! Ela apenas ajuda, às vezes.

Cada pessoa tem uma maneira, um estilo, uma forma de desenvolver suas atividades, e é por isso que alguns se destacam tanto em suas
carreiras. Consistência e frequência fazem parte daquela pessoa que a gente tem certeza de que realizará um excelente trabalho. Historicamente contribui com alto valor agregado. É intrínseco, é dela! Alguém que consistentemente e sistematicamente vai além – se não sabe, descobre, vai atrás –, e um líder se percebe, às vezes, dependente dele por sua fantástica qualidade de trabalho.

Esses profissionais certamente desenvolvem metodologia e processos próprios de trabalho, tão fundamentais para compor o sucesso. Ter um comportamento que envolva palavra – diz que vai fazer e faz, afirma que vai mandar e manda. Um indivíduo atencioso, bem-humorado, aberto, ouvinte, dispõe de características que fazem total diferença. Isso faz com que as outras pessoas tenham a certeza de que podem contar com ele, do quanto ele está pronto para atender algo com urgência e sem aviso prévio.

Dia a dia se constrói uma imagem. Em algum momento o sucesso chega para você como um presente, mas na verdade tudo começou anos atrás, pouco a pouco, dia após dia, assumindo a responsabilidade de algo que você não dominava. Precisou aprender um idioma, ou mais de um, participar de reuniões com pessoas que você não conhecia e ainda defender um tema sensível, fazer apresentações para um grande público, e tantas outras atividades que ao olhar para o passado você percebe o quanto caminhou, o quanto tudo que você viveu o trouxe até o dia de hoje.

Consistência e frequência são preponderantes para que você brilhe, ganhe o espaço desejado, tenha muita atenção dos outros e, por fim, obtenha o reconhecimento que deseja. Para quem ainda não chegou ao estágio de sucesso que espera, recomendo fazer uma autoavaliação bem profunda, criar um plano de trabalho e executá-lo.

Para finalizar, compartilho um vídeo de Simon Sinek, autor britânico-americano, palestrante motivacional e consultor organizacional, do qual admiro a forma clara com que trata o tema.

(*) – É diretora de Marketing e Alianças da Service IT, integradora de soluções e serviços de TI especializada em outsourcing e consultoria.