109 views 4 mins

Sem expertise, como agir para solucionar problemas tributários?

em Artigos
quinta-feira, 27 de abril de 2023

As dificuldades marcam presença na rotina de empresas e são numerosas, mas é possível deixar um cenário de incertezas sobre a área tributária para trás

Marcelo Simões (*)

Quando o sistema tributário brasileiro é colocado sob análise, a unanimidade entre especialistas no tema é geralmente a mesma: o cenário é de alta complexidade, excesso de burocracia e um modelo de regras que não facilita a vida das empresas. Segundo dados levantados pelo Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), o Brasil chegou a editar cerca de 7 milhões de normas regulatórias, desde a promulgação da Constituição, em 1988.

Logo, como esperar que organizações sem qualquer tipo de expertise no assunto mantenham um ambiente de segurança e conformidade?

Nesse sentido, a opção alternativa seria conduzir uma gestão corporativa alheia a demandas fiscais impostas pela legislação. As consequências, além de entraves e prejuízos financeiros rotineiros, poderiam acarretar uma empresa incapaz de crescer, com o risco, inclusive, de decretar o fim de suas atividades.

De fato, é sempre necessário relembrar a importância de se preservar a integridade jurídica de todas as operações, de modo a garantir uma relação de correspondência ao Fisco. Como citado anteriormente, os desafios são vários e denotam uma dificuldade sem precedentes, mas eles não devem, em nenhuma hipótese, impedir que lideranças corporativas se movimentem em prol de soluções alcançáveis.

Tecnologia é aliada e deve acompanhar suporte especializado
No que diz respeito a mudar a gestão tributária de patamar, deixando uma condição de incertezas para trás, não existem fórmulas exatas. É preciso, antes de tudo, reconhecer a realidade fiscal por trás do negócio, a fim de estipular o antídoto mais eficaz. Pensando nisso, ocupando a visão do gestor e demais profissionais, é preferível que as melhores ferramentas entrem em cena, servindo de base para um processo de mudança organizacional e, por que não, cultural.

Inovar é um hábito comum entre empresas que visualizam a evolução como algo crítico para o sucesso de seus negócios. No centro de mudanças, a tecnologia tem exercido um protagonismo inegável, automatizando etapas e concedendo um salto significativo no índice de performance das equipes envolvidas. Dentro do contexto de tributação, os benefícios oferecidos por vias digitais são igualmente relevantes.

O quadro tributário do país caminha em um ritmo acelerado, com alterações e novidades constantes. Acompanhar esse estado de mutabilidade contínua não é fácil, mas a presença tecnológica, com certeza, possibilita uma área fiscal sem margem para erros ou incongruências. Se somada à participação de consultores especializados, então, as perspectivas ficam amplamente animadoras, a ponto de que a companhia identifique e explore oportunidades fiscais compatíveis com seu regime tributário.

Concluindo o artigo, entendo que o caminho mais recomendável — e, por decorrência, mais vantajoso — para quem deseja solucionar problemas tributários seja optar pela implementação de tecnologias desenvolvidas com o intuito de reduzir travas burocráticas, potencializar o desempenho de tarefas fiscais e assegurar, na prática, um espaço de ordenamento e integridade tributária.

(*) É Diretor de Operações e Cofundador da Comtax, empresa especializada na área fiscal. Graduado em Economia pela Universidade Estadual de Londrina, com MBA em Gestão Empresarial pela FGV.