64 views 3 mins

Seguro Responsabilidade Civil: evitando prejuízo para o seu negócio

em Artigos
sexta-feira, 23 de novembro de 2018

Richard Freitas (*)

Manter a saúde financeira do seu negócio é fundamental para que ele cresça e aumente a sua longevidade.

Para tanto, um bom planejamento financeiro é fundamental. Infelizmente, muitos empresários ainda não conhecem a importância de um seguro de responsabilidade civil, como ele pode evitar prejuízos gigantescos para as empresas e o quão barato ele pode ser, protegendo empresas de qualquer tamanho e atividade.

O Seguro de Responsabilidade Civil é a proteção contra prejuízos financeiros decorrentes de eventuais indenizações por danos materiais ou corporais causados involuntariamente a terceiros (clientes, fornecedores ou funcionários), sejam estes danos causados nas dependências da própria empresa ou no local da prestação de um serviço.

Imagine que você é dono de uma loja de moda feminina. Uma cliente está provando aquele vestido lindo, se maravilhando com o caimento e cores vibrantes da peça e, de repente… ela se desequilibra, bate com a cabeça no espelho e desmaia.

Quem pagará a conta do hospital e dos médicos que salvarão a vida da moça, se ela for levada para um hospital particular? Ou as indenizações que a cliente (ou sua família) poderão exigir na justiça, especialmente se ela morrer?

Da mesma forma, o que acontece com o caixa do proprietário de um restaurante que causou, inadvertidamente, uma intoxicação alimentar no almoço de sexta-feira? Ou se o colaborador de uma empresa de limpeza de residências derrubar a cristaleira com artigos raros da família, quem arcará com o prejuízo de algumas dezenas de milhares de reais?

Nestes momentos, tão corriqueiros e que, infelizmente, fazem parte da vida cotidiana, é que o Seguro de Responsabilidade Civil entra em ação e permite o reembolso de despesas que podem, facilmente, gerar um rombo gigantesco no caixa da empresa e, até, levar ao seu fechamento.

A empresa deve pedir a orientação de um corretor de seguros para saber qual plano de Seguro de Responsabilidade Civil melhor se adapta à sua realidade. Nesse caso, leva-se em conta o faturamento da empresa, tipo de atividade desempenhada e seu local (nas próprias dependências ou em locais de terceiros), o número de funcionários, etc.

O valor previsto para uma possível indenização deve ser compatível com tais especificações. E então, essa é ou não uma proteção importante para o seu negócio?

Você já está protegido?

(*) – É sócio-diretor da protect Soluções, microfranquia de operação home based especializada em soluções de gestão e seguros para micro, pequenas e médias empresas.