180 views 5 mins

Práticas ESG impulsionadas por IA: um catalisador global para a mudança sustentável

em Artigos
sexta-feira, 15 de setembro de 2023

Ramon Silva (*)

Em uma era caracterizada por considerações ambientais, sociais e de governança (ESG), a Inteligência Artificial (IA) está emergindo como uma força transformadora para enfrentar alguns dos desafios mais urgentes do mundo. Ao analisar casos de uso do mundo real, podemos entender melhor como a IA está revolucionando as práticas ESG em várias áreas.

Desmatamento: Uma Ameaça Global
O desmatamento, impulsionado por fatores como agricultura, exploração madeireira e urbanização, tem consequências graves para o nosso planeta. A IA está mudando o jogo na luta contra esse problema, com implementações impressionantes no mundo real.

No Brasil, lar da Floresta Amazônica, a IA está sendo utilizada para combater o desmatamento ilegal por meio do monitoramento. A Agência Espacial Brasileira (INPE) emprega algoritmos de Inteligência Artificial para analisar imagens de satélite, permitindo o rastreamento em tempo real do desmatamento. Essa tecnologia levou a uma redução notável de 40% nas taxas de exploração ilegal em apenas um ano.

Na Indonésia, outro ponto crítico de desmatamento, a IA está sendo aproveitada por meio de análises preditivas. Ao processar vastos conjuntos de dados, incluindo imagens de satélite e dados meteorológicos, a IA prevê futuros pontos críticos de desmatamento. As autoridades podem alocar recursos de forma proativa, resultando em uma redução de 60% nas taxas de desmatamento ao longo de cinco anos.

Agricultura Sustentável: agricultura de precisão com IA
O papel da IA na promoção da agricultura sustentável é crucial para a segurança alimentar e a conservação ecológica. Os Países Baixos empregam a agricultura de precisão impulsionada pela IA. Sensores, drones e algoritmos de IA monitoram a qualidade do solo, as condições climáticas e a saúde das culturas em tempo real. Os agricultores recebem recomendações baseadas em dados, reduzindo o uso de água em até 90% e a aplicação de pesticidas químicos em 80%.

Energia Renovável e Ação Climática
A transição para fontes de energia renovável é vital para mitigar as mudanças climáticas, e a IA otimiza essa transição.

Previsão de Energia Renovável na Alemanha: A Alemanha, líder em energia renovável, utiliza a IA para prever a produção de energia a partir de parques eólicos e solares. Previsões precisas permitem uma gestão eficiente da rede, reduzindo a necessidade de combustíveis fósseis. A previsão liderada pela IA resultou em um aumento de 50% no uso de energia renovável.

Equidade Social e Inclusão
A IA também desempenha um papel na promoção da equidade social e inclusão. Em Cingapura, chatbots impulsionados por IA estão sendo empregados para fornecer assistência 24 horas por dia nos setores de saúde e serviços públicos. Esses chatbots reduziram significativamente os tempos de resposta e melhoraram a qualidade dos serviços, garantindo que todos os cidadãos recebam suporte oportuno.

Governança Corporativa: Tomada de Decisões Aprimoradas pela IA
A IA auxilia na governança corporativa, fornecendo insights baseados em dados para decisões informadas.

Transformação da Governança Corporativa: Muitas corporações globais estão integrando a IA em suas práticas de governança. A IA analisa vastos conjuntos de dados, identifica riscos de governança e prevê tendências de mercado. Isso permite a tomada de decisões proativas, uma gestão de riscos aprimorada e um maior valor para os acionistas.

À medida que a IA continua a evoluir, ela promete um futuro em que o desenvolvimento sustentável, a equidade social e a governança responsável não sejam apenas objetivos, mas realidades globais.

(*) É um empreendedor em série e especialista em tecnologia e startups que foi fundador e CEO da Avocado, uma startup de entrega de supermercado em 10 minutos que foi renomeada para Rappi Turbo após Ramon vendê-la para a Rappi e que conta hoje com mais de 300 dark-stores na América Latina. Hoje ele cursa MBA em Stanford, o mais concorrido do mundo.