73 views 3 mins

Por um 2017 sem procrastinação! É agora ou nunca!

em Artigos
quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

José Roberto Marques (*)

Já se passaram alguns dias de 2017, e eu quero saber: o que você já fez até aqui?

Quais daqueles sonhos e planos que você colocou na lista de desejos para 2017 já estão saindo do papel? O que você tem feito para transformar estes sonhos em realidade? Muitos reclamaram de 2016, mas eu te pergunto: quem é você em 2017? Você é alguém novo para este ano novo ou é o mesmo do ano passado?

Estamos chegando ao final do primeiro mês de 2017. Você já parou para pensar no tempo que você já viveu neste período? Foi um tempo bem vivido, bem aproveitado? E antes que você pense em sair por aí fazendo algo pelo calor da emoção, quero te dizer que aproveitar o tempo que temos não é agir sem cautela ou sem planejamento.

Como fazer valer cada instante de nossas vidas? Aproveitar o tempo que temos significa ter atitude, perseverança, determinação. Significa ainda ter sonhos, ter fé em si próprio, acreditar no poder da luz que você tem dentro de si. A falta de fé é amiga íntima da procrastinação.

Talvez ao ler este texto, você pense que é exagero falar em procrastinação em pleno começo de ano. As energias estão renovadas, o astral está alto, a procrastinação passa bem longe. O problema é que, muitas vezes, estes objetivos se perdem com o passar dos meses. Boa parte desse astral que começa em janeiro não chega em dezembro.

Pensando nisso, quero compartilhar com você algumas dicas para te ajudar a fugir do desânimo e da procrastinação.

1- Liste as suas metas – Coloque aqui tudo o que você quer realizar em 2017. Se você não fez isso na virada do ano, não tem problema. Aproveite e faça agora!

2- Defina o grau de prioridade de cada meta – Isso te ajudará a identificar o que é mais importante e necessário para você.

3- Divida a meta em etapas – Metas definidas, o próximo passo é estabelecer as ações que deverão ser feitas para cumprir estes objetivos.

4- Se parabenize pelas conquistas ao longo do ano – Quem disse que é preciso chegar em dezembro para celebrar as vitórias do ano? A cada passo dado, a cada superação alcançada, a cada meta cumprida, parabenize a pessoa responsável por cada conquista: você!

Mantenha o foco em seus objetivos, acredite no seu potencial e não desanime. Tenho certeza que 2017 será um ano extraordinário para você e para quem te cerca.

(*) – É Master Coach Senior e presidente da maior escola de coaching do Brasil, o IBC.