79 views 5 mins

O trabalho híbrido e a importância de atuar em time

em Artigos
sexta-feira, 10 de junho de 2022

Fauze Diab (*)

Ao longo dos últimos dois anos notamos realidades que, antes da pandemia, passavam despercebidas.

Muitas dessas descobertas estão relacionadas ao modelo de trabalho. Enquanto alguns preferem o home-office para economizar o tempo de deslocamento entre a casa e o escritório, outros enxergam no ambiente corporativo a possibilidade de estar com outras pessoas do time, conhecer novos funcionários, bem como tirar dúvidas de forma mais rápida e resolver demandas de maneira ágil, dependendo do caso.

No fim das contas, os que atuam com o modelo híbrido são os mais beneficiados, já que, segundo pesquisa consultiva da Aberje, 70% das empresas nacionais e multinacionais adotaram esse formato entre seus colaboradores no começo deste ano. Com essa nova realidade de trabalho, o dia a dia das pessoas passa a exigir uma mobilidade e conectividade ilimitadas. Nesse sentido, a Samsung atende a essa nova demanda com dispositivos rápidos e eficientes, capazes de acompanhar os usuários em todas as suas atividades.

O modelo híbrido também traz à tona um conceito que conhecemos como nômade digital. Trata-se de um público que, com inúmeras possibilidades, pode escolher diferentes locais para trabalhar. Na Samsung, optamos por adotar o modelo híbrido de trabalho conhecido como 3×2, em que os colaboradores vão ao escritório até três dias da semana. A decisão, que faz parte da política de Home Office da Samsung para a América Latina, foi tomada após uma avaliação do cenário global e nacional, além também das opiniões de parceiros e colaboradores da empresa.

Com essa iniciativa, a Samsung reforça seu compromisso em manter uma força de trabalho mais feliz e engajada, entendendo que o tempo em casa traz impactos positivos as pessoas. A atuação não se limita ao trabalho de excelência para desenvolver os melhores produtos do mercado. Das portas para dentro, é oferecido um ambiente de trabalho flexível, respeitoso e diversificado.

Ao analisar o mercado de forma macro, observamos um aumento na busca por profissionais com habilidades de resiliência, adaptação e trabalho em equipe. Essas têm sido qualidades fundamentais para empresas dos mais diversos setores, afinal de contas, o alinhamento entre os times e a capacidade de aplicar ajustes de forma rápida foram grandes diferenciais para que muitos negócios mantivessem suas operações durante o cenário de incertezas que marcou os últimos dois anos.

Nesse sentido, além de oferecer flexibilidade no regime de trabalho, é importante que a área de recursos humanos invista em atrativos para reter e lapidar os talentos da empresa, oferecendo um ambiente de trabalho acolhedor e oportunidades de crescimento. Dessa forma, humanizamos o relacionamento entre os profissionais e a empresa, auxiliando cada indivíduo a potencializar suas competências.

Na Samsung, frequentemente são realizadas seções de coaching, avaliação 360º e feedbacks para que os colaboradores desenvolvam suas habilidades de gestão e obtenham sucesso na atuação de suas respectivas equipes, além de uma plataforma global com diversos cursos para desenvolvimento e aperfeiçoamento das competências.

Essas iniciativas corporativas são usadas como parte da estratégia para obter resultados positivos não apenas para a empresa, mas também para para os funcionários que, trabalhando de casa ou do escritório, estão sempre representando a empresa. Por fim, do ponto de vista social, a flexibilidade do trabalho híbrido pode contribuir para uma rotina mais saudável das pessoas.

Comumente temos nos deparado com histórias de profissionais que, com o home-office, encontraram tempo para praticar exercícios, almoçar com os filhos, meditar, descobrir um hobby novo, ingressar em cursos de idioma à distância e várias outras práticas que ajudam no bem-estar e no desenvolvimento de cada indivíduo. Agora, com a retomada das atividades, voltamos a ocupar lugares que tanto amamos e a estar com nossos familiares e amigos, mas sem deixar de nos cuidarmos.

Estamos todos ansiosos para compartilhar tudo de novo que vem por aí!

(*) – É diretor de recursos humanos na Samsung Brasil.