77 views 4 mins

O recado das urnas

em Artigos
terça-feira, 11 de outubro de 2016

Rogério Marinho (*)

Os resultados das eleições municipais enterraram de vez a narrativa do golpe propagada desesperadamente pelo PT e seus puxadinhos.

Repetido como um mantra, a versão fantasiosa não seduziu o brasileiro. Eleitores deram novamente um recado crucial aos petistas: não queremos vocês no comando das cidades; não queremos vocês no poder. Eles não passaram pelo teste das urnas e foram repelidos pela maioria esmagadora dos votantes. Não sem razão: petistas conseguiram desorganizar o governo e o próprio país, que amarga as maiores quedas do século no crescimento econômico e um desemprego de milhões de trabalhadores, os brasileiros rejeitaram a forma irresponsável e corrupta dos que nos governaram por 13 anos.

Afinal, eles são os responsáveis diretos pelo declínio nacional e apresentam como legado um modelo de administração que destroçou e corrompeu o País. Perderam em quase todas as capitais do país. Apenas ganharam em Rio Branco, no Acre, e foram para o segundo turno em Recife. Perderam nas cidades do ABC paulista, foram esmagados em São Paulo e rejeitados em Porto Alegre. Nesse primeiro turno eleitoral, o PT perdeu mais da metade das prefeituras que conquistou em 2012 e arrisca a governar a partir de 2017 apenas uma capital de Estado. Voltou ao seu tamanho de 1996.

Coincide a queda do PT com a ascensão do PSDB: vitória em primeiro turno em 12 prefeituras entre as 100 maiores cidades do país e disputa o segundo turno em outros 19 municípios. No Rio Grande do Norte, o nosso partido triplicou de tamanho. Em 2016, foram eleitos dez tucanos para Prefeituras, dez vice-prefeitos e mais de uma centena de vereadores. São pessoas comprometidas em ajudar a tirar o Brasil da crise. Cada gestor eleito tem o dever de se empenhar para que nossas cidades voltem a crescer e a gerar empregos.

A partir de 2017, o PSDB do Rio Grande do Norte governará Caicó, Ceará-Mirim, Carnaubais, Tenente Laurentino Cruz, Serra Negra do Norte, Nísia Floresta, Angicos, Espírito Santo, Santa Maria e Ipanguaçu. Ainda, destaco que o nosso candidato em Mossoró, o empresário Tião Couto, participando pela primeira vez em eleições, obteve quase 52 mil votos, credenciando-se para ser uma oposição atuante, responsável e fiscalizadora.

É crucial ler o recado das urnas. O povo repudiou a má gestão, a corrupção e a incompetência. Sonha com a retomada da normalidade e do crescimento econômico em oposição ao populismo barato vendido pelos petistas ao longo de mais de uma década. O povo está sedento por ordem e progresso. Repudia a falta de qualidade nos serviços públicos e a alta taxa tributária. Quer liberdade econômica e perspectiva de futuro com emprego e crescimento. Não aceita mais a violência que assola nossas cidades. O povo quer gestão decente e competente.

O país está carente de bons governos, que realmente trabalhem para o bem comum, ou seja, façam a grande política e encarem os seus mandatos como compromissos reais e verdadeiros com os eleitores.

(*) – É deputado federal pelo PSDB-RN.