83 views 3 mins

O mercado de franquia como oportunidade de investimento

em Artigos
terça-feira, 06 de junho de 2017

André Luis Soares Pereira (*)

Atualmente, a “moda é empreender”.  Entretanto, face aos sérios problemas apontados no nosso Brasil (políticos, morais e éticos), esse processo aponta para se tornar contínuo.

Com o mercado de trabalho cada vez mais restrito, seja para os jovens, seja para os mais velhos, com certeza o empreendedorismo ganhará cada dia mais força. Dentre os diversos modelos para se expandir um negócio, a Franquia é uma das formas mais seguras de crescimento de um empreendimento. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF) o faturamento do setor em 2016 cresceu 8,3% saltando de R$ 139 bilhões para R$ 151 bilhões. Para 2017 a expectativa é aumentar em 7% a 9% esses números.

Desta forma, as oportunidades aparecem em diversos setores da economia. Como exemplo, podemos citar o segmento feminino com o ingresso definitivo das mulheres no mercado de trabalho, apesar de toda a crise, ampliou-se a possibilidade para se crescer e montar novos negócios voltados para esse público.

Trabalhando fora de casa, elas necessitam investir mais em beleza (cabeleireiros, manicures, depiladoras), moda (vestuário e calçados), acessórios (bijuterias e bolsas). Além disso, com o tempo muito curto, as mulheres acabam impulsionando também o setor de alimentação, pois não conseguem, na maioria das vezes, cozinhar em suas residências.

Em se tratando de envelhecimento da população, os artigos relacionados com a terceira idade estão em alta. Na saúde (vitaminas e remédios profiláticos), academias voltadas exclusivamente para a “melhor idade”, casas de repouso especializadas, dentre outros produtos.

Agora quando nos pronunciamos com relação a igualdade de gêneros e condições, o público LGBT de uma maneira geral apresenta franco crescimento, com um mercado praticamente inexplorado e demonstrando um potencial de expansão absurdo. Esse tema possui fontes inesgotáveis de novos empreendimentos e negócios.

Não podemos deixar de citar os produtos ligados ao bem-estar em geral. Produtos com uma pegada sustentável, alimentação com uma vertente natural e principalmente o mundo fitness, despontam como setores que terão um mercado cada vez mais consistente e fiel.

Em termos gerais, certificamo-nos que o mercado de franquia é e será sempre uma excelente oportunidade para quem deseja entrar no mundo dos negócios como empreendedor, pautado na premissa de menor risco.

(*) – É diretor, fundador e consultor da GSPP. Responsável pela internalização de marcas, abertura de mercados e negociações corporativas.