81 views 5 mins

O local de trabalho do futuro precisa evoluir para apoiar profissionais

em Artigos
terça-feira, 01 de junho de 2021

Peter Altabef (*)

À medida que o trabalho remoto se expandiu, a tecnologia se adaptou rapidamente para oferecer suporte ao trabalho de casa.

Agora, com mais de um ano de pandemia, é fato que não podemos mais contar apenas com a tecnologia para que esses novos modelos operacionais funcionem. É preciso ouvir nossas equipes e atender às suas necessidades.

A Unisys patrocinou recentemente um novo estudo da IDC intitulado ” Digital Workplace Insights: Seeking Digital and Experience Parity to Support the Hybrid Workforce” [em tradução livre, “Perspectivas para o ambiente de trabalho digital: em busca da equiparação entre o escritório e o ambiente digital para garantir a eficiência do trabalho híbrido”].

Os resultados apontam para a necessidade de equiparação digital e para um olhar aos modelos de negócios do futuro. Para caminhar rumo a isso, é necessário identificar e compreender o que os funcionários realmente precisam e esperam.
Reconhecer o bom desempenho do funcionário é essencial para bons resultados nos negócios

A pesquisa entrevistou líderes empresariais e funcionários em 15 países e descobriu que 70% dos profissionais classificaram o reconhecimento por um bom desempenho como sua principal prioridade. O desejo de reconhecimento é novo? Não. Está crescendo em importância dentro do ambiente híbrido? Sim. O reconhecimento por desempenho, como sempre, reforça as melhores práticas e comportamentos entre equipes.

Esse reforço contribui para uma cultura de autoaperfeiçoamento, pois os funcionários valorizam sua capacidade de crescer profissionalmente. Além disso, o reconhecimento leva a níveis mais altos de produtividade, cultivando uma base de funcionários comprometida. Agora, mais do que nunca, o reconhecimento cria um vínculo social necessário para os funcionários que nunca se encontram ou que não se encontram com frequência pessoalmente.

O modelo híbrido estabelece a necessidade de criar experiências que contribuam e promovam o equilíbrio entre pessoal e profissional. Hoje, os espaços de trabalho mudaram para casas e apartamentos cheios de familiares, colegas de quarto e animais de estimação. Para evitar o esgotamento e o estresse, o trabalho e os compromissos pessoais, como a família, devem ser equilibrados.

Na verdade, os líderes de negócios e funcionários observaram que horários e locais de trabalho flexíveis são essenciais para uma experiência ideal para o funcionário. Com horários flexíveis e a capacidade de trabalhar a qualquer hora ou em qualquer lugar, os funcionários têm uma maior sensação de controle profissional. Isso leva a uma maior satisfação no trabalho e, em última análise, melhora a cultura de uma empresa.

As organizações podem apoiar esse equilíbrio desenvolvendo cronogramas de trabalho tradicionais que atendam às reais necessidades de uma força de trabalho híbrida. A colaboração entre as equipes, que costumava ocorrer em salas de reunião, agora depende mais das plataformas de vídeo e de trabalho em equipe. Isto é, as empresas estão priorizando tecnologias que melhoram a conectividade dos funcionários e a experiência conjunta.

Os profissionais observaram a importância da tríade: ferramentas de colaboração, aplicativos que aumentam a produtividade e suporte técnico. Está claro que as empresas devem olhar com cuidado cada um desses ativos e prover rapidamente melhorias para suas equipes.

Por fim, as organizações de sucesso serão capazes de se adaptar rapidamente às condições de negócios em constante mudança e à demanda em constante evolução, fornecendo equiparação entre ferramentas digitais e uma experiência de trabalho superior. O modelo operacional pré-pandêmico não atenderia a força de trabalho de hoje e, muito menos, a de amanhã. Em resumo, fica evidente que o local de trabalho está evoluindo rumo ao futuro.

A pergunta é: você está preparado para apoiar sua equipe nessa jornada?

(*) – É CEO da Unisys.