92 views 4 mins

Não mexam com os bons médicos

em Artigos
sexta-feira, 26 de novembro de 2021

Antônio Carlos Lopes (*)

Pessoas com algumas décadas de experiência, não raro, desenham paralelos entre distintas épocas – eu ao menos sou assim.

O acúmulo de vivências permite-nos comparar momento X com momento Y, levando-nos a conclusões particulares. Sempre que retrocedo o pensamento à década de 70, quando cursava doutorado em Cardiologia na UFSP, vêm-me uma série de boas lembranças. Recordo dos mestres que nos orientavam a cuidar dos pacientes com humanismo, a valorizá-los e tratá-los com respeito.

Uma formação valorosa que posteriormente levei a milhares de estudantes de Medicina (hoje médicos) para os quais ministrei aulas e com os quais compartilhei conhecimentos. Nada é mais essencial em nossas carreiras do que olhar para os pacientes como seres únicos, simplesmente como gente! São absolutamente equivocados e maus profissionais os que veem um enfermo só como um número de quarto de hospital ou a bandeira de um plano de saúde, que nem sabem o nome dos que atendem. Atendem?

Essa convicção é marca que levo por onde passo. Agia e pensava igual e coerentemente ao ser secretário executivo da Comissão Nacional de Residência Médica; como diretor do Departamento de Residência e Projetos Especiais na Saúde da Secretaria da Educação Superior do Ministério da Educação; na Escola Paulista de Ciências Médicas, que fundei e tive a honra de dirigir.

Digo, com orgulho, que fiz de hospitais minha morada, para permanecer ao lado dos pacientes em horas difíceis. O médico com M maiúsculo é assim. A Medicina exige aprendizado contínuo, requer entrega e atualização. Aliás, a atualização é ponto chave. É preciso estudar demais, ter coragem para enfrentar as doenças mesmo quando escapam do conhecimento e resiliência para enfrentar o desconhecido.

É possível aprender com os livros, mas avançamos tanto ou mais passando noites ao lado dos pacientes. Isso é algo que sempre fiz, com satisfação. Nunca deixei um paciente meu em estado grave sozinho. A boa Medicina não combina com pressa. Se preciso, temos de ficar duas, três ou quantas horas forem necessárias com o paciente. O importante é resolver o problema; isso não se mede em tempo.

Minha área de atuação, a Clínica Médica, tem capacidade de resolver 80% dos casos. O especialista é para coisas específicas, como a nomenclatura indica. Daí a Clínica Médica ter papel primordial na saúde pública. Hoje, por oportunismo, alguns ditos médicos, pessoas 100% carreiristas, tentam mudar o nome da Clínica Médica, o que atenta contra um património dos pacientes. Certamente o fazem por interesses escusos, inconfessáveis.

Sigo firme em defesa da correção. Por mim, não passarão. Meu compromisso e o da Clínica Médica é com os pacientes e a saúde de qualidade.

(*) – É presidente da Sociedade Brasileira de Clínica.