143 views 4 mins

Mitos e verdades sobre o ensino à distância

em Artigos
quarta-feira, 12 de abril de 2023

Thiago Freitas (*)

Estamos na era digital. Tudo que acontece no cotidiano das pessoas conecta-se à internet em algum momento do dia.

Há pouco tempo não se faziam compras sem ir a um supermercado. Também não imaginávamos pagar contas apenas escaneando um código de barras ou acessando o aplicativo de uma operadora. A revolução tecnológica proporcionou inúmeras facilidades, e veio para ficar. A educação online não escapou dessa evolução.

O ensino à distância proporcionou o acesso aos estudos para muitos alunos e também ex-alunos que, por algum motivo, precisaram pausar ou mesmo abandonar os estudos. As vantagens de aprender fora do ambiente presencial são muitas, pois, além de cursos mais em conta, o acesso às aulas virtualmente possibilita ao aluno conectar-se de qualquer lugar que tenha conexão com a internet.

De acordo com o Censo da Educação Superior 2021, realizado pelo Inep e pelo MEC, na série histórica destacada pela pesquisa (2011 a 2021), o percentual de matriculados em EaD aumentou 274,3%, enquanto, nos presenciais, houve queda de 8,3%. Esses dados endossam a preferência de novos alunos pelo ensino online. No entanto, para uma parcela de aprendizes, há mitos e verdades que permeiam quando o assunto é educação à distância.

Tirar dúvidas com um professor é uma das maiores dúvidas de quem ainda não se familiarizou com a modalidade virtual. No entanto, o acesso ao mestre é simples, rápido e dinâmico. Caso as aulas sejam gravadas, por meio de plataforma específica da instituição de ensino, o aluno entra em contato com o professor para tirar suas dúvidas e consegue ser respondido no mesmo dia.

Porém, quando as aulas são ao vivo, através do chat, o estudante também consegue mandar mensagens no momento da aula, e ter suas questões sanadas pelo professor, além da opção de ligar o microfone e conversar com o professor em tempo real.
Em relação à relevância do diploma do ensino EaD, ele tem o mesmo peso e a mesma validade em relação a um curso presencial.

Já na questão de acesso às aulas, muitos podem achar que precisam de um computador, por exemplo, e não é verdade. É possível acessar as aulas de qualquer aparelho que seja possível assistir vídeos e se conectar à internet, como celulares, tablets e notebooks, pois o rendimento acadêmico será o mesmo. A possibilidade de frequentar uma sala de aula de onde estiver é uma das principais vantagens do ensino à distância.

Da praia ao campo, na cafeteria ou no conforto do sofá, o EaD viabiliza o ensino, contribuindo, assim, para a gestão do tempo. Outra vantagem do quesito tempo consiste em não ter que se deslocar a uma instituição de ensino física, e não perder tempo no trânsito, além de economizar.

As facilidades do mundo moderno permitem que as pessoas otimizem tempo e economizem dinheiro – dois elementos fundamentais na atualidade –, principalmente de alunos que, muitas vezes, têm que conciliar com múltiplas tarefas como trabalho e afazeres de casa. O mito do ensino a distância é o desconhecimento da verdade de todas as vantagens que o EaD oferece.

(*) – É sócio e co-fundador do EJA Brasil EAD (https://ejabrasilead.com/).