105 views 3 mins

Invista em tecnologia com inteligência

em Artigos
quarta-feira, 28 de dezembro de 2022

Vinicius Crivellaro (*)

O ano está chegando ao fim. É hora de planejar, verificar o cumprimento de metas e traçar objetivos e caminhos que a empresa deve seguir a curto, médio e longo prazo.

Analisar as finanças, reduzir custos e buscar novos mercados é essencial para os empresários que desejam ir além. Um item que nem sempre é visto de forma estratégica é o uso dos recursos tecnológicos.

Algo crucial para o desenvolvimento e o futuro próspero dos negócios, principalmente quando falamos de empresas com atuação na internet e em diferentes regiões ou até mesmo países. Garantir a segurança das informações e utilizar equipamentos de ponta são itens que precisam estar no topo da lista de prioridades para o novo ano.

Afinal, não se pode ignorar ou negligenciar a importância da tecnologia em qualquer área ou segmento. Uma forma inteligente de investir recursos em tecnologia é o Device as a Service (Dispositivo como Serviço), que nada mais é que do a assinatura de todo o parque de hardwares que uma empresa utiliza.

São contratos de aquisição de equipamentos com pagamento mensal que englobam não somente as máquinas, mas todo o gerenciamento do ciclo de vida do hardware, incluindo o suporte técnico de uma empresa especializada.

O DaaS vem crescendo ano a ano. Uma saída para as empresas que buscam otimizar sua operação com equipamentos modernos e de alto desempenho e renovar seus dispositivos tecnológicos com custo baixo, deixando o caixa livre para outros investimentos.

É uma forma de investir na medida certa, trazendo previsibilidade de custos ao longo do período do contrato sem depreciar ativos da empresa. Afinal, não é nenhuma novidade que equipamentos desatualizados reduzem a produtividade da equipe, já que têm capacidade reduzida de processamento e dificultam ou até mesmo impedem a implementação de sistemas de segurança de dados.

Empresas que utilizam o DaaS não precisam se preocupar com o custo de manutenções, reparos, acionamento de garantias, troca de equipamentos e atualizações, inclusos no pacote DaaS. Isso permite que a equipe de TI de uma empresa trabalhe para o que realmente impacta um negócio: inovação.

Investir com inteligência e usufruir do melhor da tecnologia é fundamental para as empresas que desejam ampliar seus mercados e se tornarem sustentáveis e lucrativas a longo prazo. Cada vez mais a tecnologia precisa ser vista como investimento
diretamente ligado ao crescimento e estar no topo das prioridades de qualquer negócio.

(*) – Pós em administração de empresas pela FGV, com mais de 12 anos de experiência na área administrativa e comercial, é Gerente de Vendas Regional na Verhaw IT (https://www.verhaw.com.br/).