80 views 4 mins

Indústria 4.0 e a transição da automação para a integração cibernética

em Artigos
sexta-feira, 16 de abril de 2021

Daniele Soares (*)

Robôs e inteligência artificial trabalhando cada vez mais nas empresas. Parece uma frase de ficção científica, ou uma previsão futurista não é mesmo?

Mas essa é a realidade e o futuro que está acontecendo hoje, agora nas empresas, e não só nas gigantes. Empresas de todos os portes e segmentos precisam se redesenhar e se adequar à aplicação de tecnologias avançadas, para não perderem competitividade diante da 4ª. revolução industrial. Grandes mudanças estão acontecendo e a demanda por soluções inovadoras que proporcionem operações mais eficientes, inteligentes e ágeis é uma grande prioridade no mundo dos negócios hoje.

A expectativa é que a alta escala de produtividade tenha um impacto comparável ao que muitos setores viveram com a internet e a chegada das redes sociais, operações de ecommerce e as transações bancárias. Uma verdadeira revolução criando novos modelos de negócios e novas profissões.
Costumo dizer que temos a oportunidade de fazer esta revolução de forma amigável e responsável.

Se teremos cada vez mais as máquinas cuidando de processos repetitivos e situações que já conhecemos, temos a oportunidade das pessoas cuidarem das tarefas mais nobre utilizando o que o humano tem de melhor em suas habilidades como pensamento crítico, solução de problemas, criatividade e inteligência emocional, diante de situações de incertezas e situações desconhecidas que precisam de análise e tomada de decisão.

O futuro está sendo construído no agora e já temos como tendência tecnológica, as automações de processos e a inteligência artificial. Temos visto as empresas dedicadas a melhorarem seus processos utilizando o RPA (Robotic Process Automation) como um grande motor para alavancar sua competitividade no mercado com ganhos de agilidade, grandes volumes de execução, assertividade, redução de erros, custos e retrabalhos em suas operações.

As empresas enxergam grande eficiência e oportunidade de expansão com estes benefícios, o que gera um grande impacto no mercado. Não só o RPA com processos repetitivos mas, hoje já trazemos robôs de processos com machine learning encapsuladas auxiliando em processos de predição, classificação onde podemos por exemplo na área de financeiro ou supply chain trazer uma operação com mais ações preventivas e corretivas.

A inteligência artificial combinada ao RPA é a grande estrela do mercado e temos feito coisas incríveis através da combinação destas duas tecnologias.
“Temos muito trabalho pela frente para que possamos avançar na corrida por automações e tecnologias disruptivas.

Estamos todos vivendo uma grande curva de aprendizado, numa velocidade extremamente acelerada, estamos criando novas profissões, formando novos profissionais a todo momento e investindo esforços em redesenhar, não apenas as unidades de negócios, mas de forma amigável precisamos redesenhar a cultura das empresas, preparando as pessoas que hoje já anseiam por mais tecnologias, trabalhando a seu favor.

Precisamos entender a operação atual das empresas e transformá-la de forma responsável, criando trabalhos, empresas e pessoas melhores”, finaliza Daniele.

(*) – É CEO da Redesign (@redesignconsultoria).