Thiago Preihs (*)
O mês de novembro chegou e a maioria dos médios e grandes players já realizou todas as melhorias planejadas para a Black Friday.
Neste momento, eles já finalizam os testes de estresse em toda cadeia de sistemas para testar sua performance e a casa parece arrumada para atender milhões de consumidores ansiosos por promoções. Apesar de toda a preparação, todos compreendem a importância de suspender atualizações e congelar novas funcionalidades que possam impactar no desempenho e atrapalhar as vendas.
É uma regra para os departamentos de TI do setor. Às vésperas de uma Black Friday cujas expectativas são as mais altas da história, todo cuidado é pouco – afinal, quem não deseja surfar a onda de uma maré que vem enchendo sem parar desde o início da pandemia? Só que “certeza” é uma palavra que não existe no vocabulário do comércio online.
Embora os testes de estresse simulem, em um ambiente controlado, uma carga até cem vezes maior do que o convencional, sabemos que eles não comportam todos os possíveis cenários de um evento como a Black Friday. Para ter um nível de exatidão, seria necessário que o ambiente de homologação fosse idêntico ao de produção – o que normalmente não ocorre por conta dos custos altíssimos e dos milhões de cenários de testes envolvidos.
Não valeria a pena dimensionar um servidor somente para realizar os testes, sobretudo porque na Black Friday o crescimento das demandas é exponencial e não há como prever aonde ele pode chegar. Esta é a razão pela qual mesmo os mais preparados e desenvolvidos e-commerces precisam do Freezing (Tempo de congelamento): sem ele, não há garantia de que as implantações realizadas praticamente todos os dias não terão impacto negativo sobre o negócio na data mais importante do e-commerce.
Diariamente, as áreas de TI dos grandes comércios eletrônicos atuam em ritmo frenético para implementar atualizações e melhorias fundamentais para as transações. São centenas de programadores subindo novos códigos que fazem toda a diferença no sistema, mas que muitas vezes são imperceptíveis até que tragam consigo um bug que paralise a operação.
Este é o pesadelo que toda empresa quer evitar, ainda mais em meio a uma Black Friday promissora como esta que vamos viver este ano. Daí a importância de congelar novos deploys. Ainda que se realize testes de estresse, freezing e outras práticas fundamentais do mercado, no e-commerce não há cenários perfeitos.
Por isso, investir constantemente em tecnologia e construir planos estratégicos que avaliem as demandas de todo o calendário é a melhor forma de atingir elevados padrões de eficiência e um bom desempenho nesta época do ano. As previsões para este ano indicam uma Black Friday repleta de oportunidades.
Mas o otimismo não é sinônimo de certeza e quem se preparou melhor tecnologicamente, terá vantagens.
(*) – É fundador da UX Solutions, vertical de Tecnologia da UX Group.