80 views 4 mins

Fast-foods que você só vai encontrar na China

em Artigos
sexta-feira, 17 de junho de 2016

Sumara Lorusso (*)

Que a China possui uma culinária diferenciada, ninguém duvida, mas o que poucos sabem é que os mesmos fast-foods que conhecemos por aqui, apresentam produtos exclusivos para o país, com pratos que você só irá encontrar por lá.

Desde a sua abertura comercial, redes como Mc Donald’s, KFC e Starbucks fincaram suas bandeiras no país e introduziram na dieta dos chineses alimentos que antes não chegavam nem perto de suas mesas. Contudo, para conquistar ainda mais esse público, foram introduzidos no menu alguns pratos que, para nós, podem parecer para lá de exóticos mas, para os chineses são um diferencial e tanto! Confira!

. Mc Donald’s: pães coloridos, hambúrguer de arroz e sopa – Apesar de ter disponíveis os sanduíches padrões, como BigMac e McChicken, na China a rede já apresentou algumas variações um tanto quanto inusitadas. Em 2012, por exemplo, a marca lançou o “McYing e McYang”, feitos com pães pretos e brancos.

Depois, no final do ano passado, foi a vez do pão cinza, que vinha acompanhado por carne de porco empanada, bacon, salada, ketchup e molho picante, mas ainda bem que essa edição era limitada, pois os chineses não aprovaram muito essa exclusividade. Você também só irá encontrar na China o McRice, um hambúrguer feito de arroz que faz bastante sucesso no país asiático e, em Hong Kong, a exclusividade é a receita Mixed Veggies Mini Twisty Pasta, uma sopa composta por caldo de frango com brócolis e macarrão.

. KFC: mais pães coloridos e milho – O KFC é uma das maiores redes de restaurantes da China, com mais de 4.500 unidades. No país, seu menu, na maioria das vezes, é bem parecido com o americano, salvo raras exceções, como quando lançou no ano passado o hambúrguer “rose cheese chicken leg roasted burger” com pão cor-de-rosa com pétalas de rosa, hambúrguer de frango, queijo, alface, tomate e maionese, e o “black diamond bacon spicy chicken leg burger”, que, além do pão preto, tem hambúrguer de frango, bacon, alface, tomate e molho picante. Tirando isso e os copos de milho que são servidos frios, em geral os produtos oferecidos são bem convencionais.

. Starbucks: frappuccino de chá verde com feijão vermelho – O feijão vermelho é um ingrediente bem comum nas adaptações das comidas ocidentais para as chinesas, muitas vezes, substituindo até mesmo o chocolate. Não é à toa que logo quando chegou na China, a rede Starbucks já se apressou em lançar um Frappuccino de Chá Verde com Feijão Vermelho. Se é bom, não sabemos, mas não há como negar que agradou o público local.

Estes são apenas alguns pratos curiosos encontrados na China. Com certeza, ao visitar o país, não faltarão oportunidades para você experimentar novos sabores. Sem dúvida, vale a pena colocar o preconceito de lado e embarcar nessa experiência!

(*) – Formada em letras e tradução pela Unibero, tem fluência em mais de cinco idiomas, incluindo o Mandarim. É presidente da Nin Hao, escola referência no ensino do idioma (www.ninhao.com.br).