Karina Klitzke Gasda (*)
A sazonalidade das vendas no comércio brasileiro já não é novidade para quem atua neste segmento.
Datas comemorativas como Dia das Mães, Dia dos Pais, Natal e a já consolidada Black Friday são esperadas com ansiedade por muitos empreendedores, que buscam alavancar resultados comerciais. O que mudou nos últimos anos, no entanto, é que o marketing digital se consolidou como estratégia fundamental para otimizar os resultados.
A presença on-line tornou-se obrigatória, especialmente se olharmos para os resultados das vendas consolidadas neste meio: dados da Neotrust mostram que mais de 13 milhões de brasileiros fizeram sua primeira compra pela Internet no último ano. Pesquisar serviços e produtos através do smartphone ou computador, portanto, é o novo hábito do brasileiro. Nas datas comemorativas essa realidade é ainda mais presente, e desafia o empreendedor a se diferenciar.
Entre uma série de possibilidades de presentes que se encaixam em determinada comemoração, como garantir que eu seja notado, mesmo que meu produto não esteja em um e-commerce tradicional? Estar online é premissa básica e o primeiro passo para isso. Cada vez mais, o consumidor busca em ferramentas digitais de pesquisa, indicações de fornecedores.
Que atire a primeira pedra quem nunca digitou no seu buscador “presente criativo para o Dia das Mães” ou “floriculturas no bairro X” ao se dar conta que esqueceu de planejar com antecedência aquele presente especial. Mesmo quem gosta de planejar boas surpresas acaba utilizando a Internet como ferramenta de pesquisa. Portanto, ter presença digital não é diferencial, mas apenas se colocar entre uma centena de opções de fornecedores.
Em datas sazonais, um planejamento de mídia em plataformas de busca de fornecedores é uma boa estratégia para garantir o topo do ranking. Mas é preciso ir além. Aqui pontuo algumas estratégias que o empreendedor precisa abraçar para garantir o resultado financeiro esperado nas datas sazonais:
- Presença digital o ano todo: parece contraditório falar sobre vendas esporádicas e estratégia anual, mas é fato que marcas com presença constante no digital transmitem ao consumidor maior confiança. Além disso, o lastro de ações online facilita o posicionamento e este histórico, incluindo avaliações de clientes, é essencial;
- Sites e redes sociais: seu negócio precisa ser encontrado. E não é necessário que MEIs e microempresas dispendam altos valores para isso. Hoje existem diversos serviços relacionados ao desenvolvimento de sites, conteúdos e estratégias digitais que proporcionam a vivência digital do negócio;
- Dados atualizados para facilitar a busca: manter a presença digital significa não só estar nos principais buscadores, mas manter as informações de endereço, portfólio e contato sempre atualizados. Não adianta ter um site e não redirecionar os contatos para uma plataforma que você acesse com facilidade. Atualmente é possível, por exemplo, integrar seu portal com seu whatsapp e direcionar seu cliente em potencial para um contato rápido – e uma venda assertiva;
- Presença em guias locais: esteja nos principais buscadores e guias que reúnam os serviços da sua região. Especialmente em vendas sazonais, o cliente tende a buscar serviços próximos visando garantir a entrega do produto ou do serviço no prazo. Dados do portal guiafacil.com, por exemplo, revelam que mais de 6 milhões de consumidores acessam mensalmente a plataforma em busca de produtos e serviços.
Muitos empreendedores ainda entendem por complexo o fato de estar online, mas se esquecem de que o feito é melhor que o perfeito. Simplicidade com assertividade é uma receita que nunca falha. Portanto, estar no digital em canais consolidados com informações objetivas e claras, aliadas a campanhas apoiadas por estratégias profissionais condizentes com a sua realidade de negócio, precisa ser parte da sua rotina de vendas.
Que tal aplicar já na próxima data comemorativa?
(*) – É gerente comercial da Guia Fácil, que oferece soluções em comunicação para os mais variados segmentos (www.guiafacilcomunicacao.com).