177 views 7 mins

Desenvolvimento humano: O que é? Para que serve?

em Artigos
segunda-feira, 26 de junho de 2023

Viviane Ribeiro Gago (*)

Primeiramente, importante dizer que não estamos falando do IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), criado nos anos 90 e que mede o desenvolvimento do Brasil segundo aspectos sociais e econômicos como qualidade de vida, renda e escolarização.

Este tema surgiu mais fortemente no século XX e constitui um desafio haja vista sua complexidade e dinâmica. Por outro lado, trata-se de elemento importantíssimo de ser estudado, compreendido e cada vez mais aplicado na medida que tem relação direta com a evolução do indivíduo por meio do autoconhecimento e aumento no nível de consciência, por consequência evolução também do coletivo, ou seja das comunidades, da sociedade, além da manutenção da espécie e porque não dizer do planeta, já que o homem interfere em praticamente tudo com o que toma contato.

A relevância do Desenvolvimento Humano afeta todos os cenários e; quando falamos especificamente de organizações e lideranças é primordial, pois é mandatório em especial para as lideranças atuais ter como habilidade comportamental a capacidade de criar conexões humanas verdadeiras. Uma vez que sem referida habilidade tanto criatividade, inovação e até ganho de mercado ficam prejudicados. Desenvolver a si e aos outros é crucial para os sistemas, pois é fato que todos vivem os efeitos de um surto que afetou a todos; estamos vivendo “o depois “; e com muitas consequências que afetam todas as idades e gêneros.

Neste contexto mais do que nunca é importante as empresas e lideranças contarem com o assessoramento de um profissional da área de Desenvolvimento Humano.

A abordagem teórica e prática do desenvolvimento humano exige uma perspectiva interdisciplinar, a qual contemple a interface de diferentes saberes a exemplo, mas não só da Sociologia, Antropologia, Psicologia, Antroposofia, Estudos sistêmicos, Teoria integral, Ferramentas de coaching, Ciências sociais, dentre elas o Direito, Epigenética (Epigênese refere-se ao estudo das mudanças hereditárias na função do gene, que ocorrem sem que haja uma mudança na sequência de DNA nuclear), dentre outras.

Importante observar ainda quando se fala de Epigenética, cada indivíduo tem seu desenvolvimento delineado por inúmeras possibilidades vinculadas ao tempo, contexto incluindo ambiente e processos pelos quais passa na vida, exercendo a função primordial de agente de mudança e de transformação da sua própria história (Branco, 2003, Elder 1996, Magnusson & Cairns, 1996).

A participação do indivíduo em tudo, incluindo a construção do mundo social em que vivemos possibilita o emergir de diferentes significados, rituais que aliá nos diferencia dos outros animais e novidades, que além de poderem transformar o curso do seu próprio desenvolvimento afetam as dinâmicas das comunidades que estão inseridos, ou seja, todos influenciam e são influenciados inevitavelmente.

Somos todos iguais em momentos e contextos diferentes? Ou nos tornamos diferentes uns dos outros justamente por conta das diferentes experiências vivenciadas e aprendizados daí decorrentes, aspectos genéticos, meio ambiente?

Será que podemos dizer que o Desenvolvimento Humano é algo prospectivo, ou seja, um processo aberto? Penso que sim e; diria ainda que tal desenvolvimento depende do aumento de complexidade e consciência dos indivíduos e ao mesmo tempo da estabilidade de alguns sistemas para esse conjunto em equilíbrio, cooperação por complementariedade dêem ensejo a um movimento evolutivo e de aprimoramento positivo de todas as estruturas.

Não obstante por certo tempo não existiu uma relação eficiente e articulada entre todos os saberes mencionados acima, o que gerava inclusive certos antagonismos de interpretação e compreensão deste assunto. é fato que se observa processos de mudança e evolução envolvendo nossa espécie.

Alguns estudiosos em comportamento humano dizem que a melhor representação da evolução humana é uma espiral ascendente em que os processos correm lentamente. Se estudarmos a história, cada período vivido, constata-se de maneira clara e objetiva referida evolução.

O Desenvolvimento Humano é um processo de construção contínua que se estende ao longo da vida dos seres humanos (indivíduos), passando por eles de geração em geração e que vai impactando tudo e a todos.

Não se pode negar que os homens são responsáveis por tudo, só não conseguindo domar e dominar o poder da natureza; por isso para nos direcionarmos para coisas boas, construtivas, sábias e de cooperação, é importante o indivíduo buscar conhecer a sim mesmo, desenvolver-se e evoluir impactando favoravelmente o meio que se encontra.

E é nesse cenário que entram os profissionais da área de Desenvolvimento Humano, que com uma multidisciplinariedade de conhecimento facilitam e otimizam este processo rumo a um aumento de consciência e, portanto, maior evolução, que afetará positivamente o todo, onde todos saem ganhando.

Acredito que o futuro bom, saudável, sustentável e feliz terá muito mais a ver com conexões do ser, compreender quem você e o outro são de verdade. O texto finda por aqui com a confiança de que não fracassaremos nesta direção.

(*) É facilitadora em Desenvolvimento Humano, autora dos livros A Biografia de uma pessoa comum, Olhares para os sistemas, Advocacia Corporativa, dentre outros; advogada e mestre em Direito das Relações Sociais.