Bruno Guerra (*)
Nos últimos anos temos ouvido muito sobre estratégia ESG (Enviromental, Social e Governance/meio ambiente, social e governança).
Um dos pontos de destaque deste debate global aponta a responsabilidade e a importância de as empresas participarem ativamente do combate às mudanças climáticas, ao racismo e à pobreza, investirem na redução do impacto dos seus produtos e serviços no meio ambiente, criar um ambiente financeiro mais confiável e resiliente, implementar mais transparência e prestação de contas da gestão.
Quando focamos uma estratégia ESG na realidade de cada empresa, sabemos que os sistemas tecnológicos e os dados estão transformando rapidamente organizações dos mais diferentes setores econômicos e a sociedade. Por isso, devemos e podemos destacar os benefícios do Data Analytics para que as empresas possam modernizar e/ou reinventar seus negócios, alinhando-os com as metas ESG.
Existe uma necessidade crescente de se desenvolver e implementar abordagens de ESG orientadas por análises de dados para superar os muitos desafios que a sociedade, da qual as empresas fazem parte, enfrenta. Um trabalho de Data Analytis deve fazer parte da implementação da estratégia ESG a fim de se definir metas mensuráveis de como a empresa está progredindo em direção aos seus objetivos de sustentabilidade a curto, médio e longo prazos.
Especialistas em ESG destacam a importância do esforço para se criar bons KPIs (Key Performance Indicators ou indicadores-chave de performance) e OKRs (Objectives and Key Results ou Objetivos e Resultados-chave). Eles destacam ainda que os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 2030, estabelecidos pela ONU, podem ser considerados como os OKRs globais e adaptados para orientar a avaliação contínua da estratégia ESG em cada empresa.
De acordo com o Gartner, no que se refere à agenda ESG, é possível medir o desempenho das empresas em “uma ampla gama de tópicos, como emissões de gases de efeito estufa (GEE), diversidade da força de trabalho e remuneração de executivos”, só para citar alguns destes tópicos. A análise avançada de dados e a visualização dos dados por meio de dashboards permitem que as organizações saibam se estão cumprindo as metas ESG e para que façam os ajustes de rota necessários, se estiverem distantes dos KPIs.
Assim como se educa os colaboradores a respeito da importância da adoção do Data Analytics, é preciso também orientar sobre a relevância da ESG, as motivações da empresa e os benefícios locais e gerais, a fim de se aumentar a motivação e o engajamento do time.
Somos parte de um movimento que se empenha para construir um novo modelo de desenvolvimento socioeconômico para o século XXI. Estamos falando de uma grande meta de fazer do mundo um lugar melhor, com ações que começam no interior de cada organização, de cada companhia.
(*) – É CEO da IN – Inteligência de Negócios.