76 views 4 mins

Contabilidade online auxilia no controle das finanças

em Artigos
segunda-feira, 06 de agosto de 2018

Rafael Caribé (*)

Sabemos que administrar uma empresa não é uma tarefa fácil.

Afinal, são muitas variáveis envolvidas, além das questões humanas, psicológicas, a atividade ainda exige que se saiba lidar com muitos cálculos, entrada e saída de dinheiro, e o empreendedor deve ficar atento e revisar com exatidão todos os lançamentos na conta.

Ter uma visão ampla e completa da situação financeira do negócio ajuda a evitar surpresas indesejadas no futuro, como por exemplo, perdas por ineficiência ou desvios. Muitos micro e pequenos empresários ainda fazem o controle financeiro manualmente e utilizam as tão conhecidas planilhas de custos no computador.

Porém, o que a grande maioria ignora é que essa prática, além de ultrapassada, pode levar seu negócio à falência. Digo isso porque nos dias atuais, ter um empreendimento engloba ter um conhecimento minimamente razoável sobre alguns cálculos, impostos e despesas, e se você não organizar tudo com a devida atenção, com certeza irá se esquecer de pagar algum tributo importante.

Com as mudanças no formato de sistemas de trabalho e contratações, por exemplo, é crescente o número de profissionais que atuam como pessoas jurídicas e também micro e pequenas empresas. Essa gama de trabalhadores não compreende muito bem os trâmites contábeis e muitas vezes comete erros que podem comprometer seus negócios.

Segundo uma pesquisa realizada pelo SPC Brasil e Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, o número de empresas inadimplentes cresceu 9,37% em maio, em relação ao mesmo período em 2017. De acordo com as instituições, esse é o maior crescimento para o indicador nessa base de comparação desde setembro de 2016 (9,61%). Em relação a abril, sem ajuste sazonal, a alta de inadimplência das empresas foi de 0,73%.

Diante desse cenário, as plataformas tecnológicas tornam-se grandes aliadas para ter uma empresa saudável do ponto de vista contábil e financeiro, de maneira segura e ágil. No mercado já existem algumas ferramentas que além de automatizar e agilizar todo o processo, ajudam na gestão financeira do negócio. Além disso, por meio de um dispositivo móvel o empreendedor consegue ter acesso a todo o seu serviço contábil com muito mais transparência e controle sobre sua documentação.

Outra vantagem do mundo digital é a possibilidade de conseguir se comunicar de forma mais simples e direta com contadores e técnicos resolvendo dúvidas mais urgentes. Por fim, acredito que alguns empreendedores já notaram que fazer uso das soluções tecnológicas disponíveis na área contábil da sua empresa, permite que os gestores possam se ocupar mais com novos projetos e estratégias que visam o crescimento do negócio.

Quanto menos tempo perder com as práticas burocráticas e desgastantes que envolvem o processo contábil, mais o empreendedor tem tempo livre para se preocupar com aquilo que influencia, de fato, na evolução e no crescimento da empresa.

(*) – Formado em Ciência da Computação pela Universidade Federal da Bahia, é CEO e Co-fundador da Agilize, primeira startup de contabilidade online do país.