83 views 4 mins

Como planejar uma carreira no exterior

em Artigos
segunda-feira, 29 de outubro de 2018

Alessandra Brandão (*)

Morar fora do Brasil tem se tornado um sonho cada vez mais frequente.

Com a crise econômica e política no país, pessoas de várias regiões estão em busca de melhores oportunidades no exterior. Entretanto, antes de encarar a mudança, é preciso se cercar de muita informação para que o sonho não se transforme em um pesadelo.

O primeiro passo é ser fluente ou ter um nível bem avançado no idioma local. Além de cursos de idiomas que podem ser feitos no Brasil ou já no país escolhido, é importante complementar os estudos com a leitura de livros, filmes e séries. Conversar com nativos também é uma boa forma de alcançar o domínio na língua.

Outro ponto muito importante a se considerar é a cultura e os hábitos locais. Muitas pessoas não se adaptam ao clima ou mesmo à gastronomia do país que escolheram e acabam desistindo da carreira no exterior. Então, antes de fazer as malas, é imprescindível levantar essas informações e, se possível, até passar férias no local para conhecer a cultura mais de perto.

Depois, analise se a sua profissão é demandada no destino em que você pretende se instalar. Entender quais são os requisitos legais do país, bem como a validade das suas certificações em terras estrangeiras é fundamental. Você concorrerá com nativos e estrangeiros de várias partes do mundo. É preciso estar muito bem preparado para galgar as melhores ofertas de emprego.

Para ampliar as oportunidades, nada melhor do que uma pós graduação, MBA ou cursos de especialização realizados no próprio destino. O profissional precisa se integrar com o mercado local e, além de investir nos estudos, é interessante participar também de feiras, congressos e eventos. Ficar atento às tendências do mercado cria grandes diferenciais competitivos.

Ainda no Brasil, é importante se manter ativo nas redes sociais, em especial o LinkedIn, como forma de acompanhar as oportunidades da sua área no país escolhido. Manter o currículo atualizado no idioma e se candidatar aos processos seletivos para vagas fora do país pode acelerar sua carreira no exterior. Outra possibilidade é buscar no Brasil por empresas que costumam expatriar colaboradores.

Manter uma boa rede de contatos, em especial com brasileiros que já moram no destino de sua preferência, também pode facilitar o processo. É necessário demonstrar disponibilidade e interesse em trabalhar fora do Brasil. Muitas oportunidades podem surgir a partir desses relacionamentos.

Por fim, para evitar transtornos e imprevistos, é sempre importante contar com profissionais habilitados, que podem ajudar nesse planejamento de carreira. Felizmente, existem agências especializadas que podem auxiliar na busca pelas melhores oportunidades tanto para estudo quanto trabalho no exterior. Todo apoio é bem-vindo na hora de tomar uma decisão tão importante quanto essa.

(*) – Imigrou pra Austrália, fez mestrado em direito no exterior e trabalhou como advogada fora do país (www.2bestudy.com.br).