Zahra Jivá (*)
O uso de ferramentas e tecnologia de automação no local de trabalho teve um crescimento médio anual de 13 pontos percentuais desde 2019.
Segundo o relatório de Mercado de Vendas e Marketing da Pipedrive, 85% dos entrevistados utilizam um software de CRM para rastrear vendas. Além disso, as empresas que usam essa ferramenta são 15 pontos percentuais mais propensas a aumentar sua receita em comparação com as empresas que não usam o software de CRM.
Contudo, para alcançar esses resultados é preciso tirar o máximo de proveito das plataformas, explorando todas as funcionalidades que elas têm a oferecer e ajustando as configurações para que se adequem às necessidades da equipe.
. Invista em integrações – O maior desafio na transformação digital das empresas ainda é o armazenamento e compartilhamento de dados. Isso porque as empresas apostam em uma série de aplicativos e softwares diferentes. O levantamento MuleSoft 2021 Connectivity Benchmark Report aponta que, em média, as organizações usam 843 aplicativos individuais, sendo que apenas 29% deles são integrados, tornando o desenho da estrutura de TI mais complexo.
“Existem inúmeras possibilidades de integração. Só no marketplace do Pipedrive, são mais de 400 aplicativos que podem ser conectados à plataforma, como WhatsApp e Facebook Messenger, ferramentas fundamentais para o dia a dia do profissional de vendas. Centralizar tudo o que a equipe precisa para realizar suas atividades garante não só a produtividade, mas também a satisfação no trabalho”, afirma Shaun Shirazian, CPO da Pipedrive.
“Indivíduos que usam ferramentas de automação em sua função têm 19 pontos percentuais a mais de probabilidade de estarem satisfeitos com a tecnologia disponível para eles, de acordo com os dados da Pipedrive”, comenta.
. Aposte em ferramentas na sua língua nativa – Finalmente, considerar a usabilidade também é importante. Existem vários provedores internacionais de CRM no Brasil, por isso é fundamental escolher um que não seja apenas simples de usar, mas também disponível em português. Mesmo que todos os membros da equipe sejam fluentes em inglês, é sempre mais fácil trabalhar em seu próprio idioma.
“Como o Brasil é um mercado enorme, todos os provedores presentes no país deveriam incluir o português nos idiomas disponíveis na plataforma. A plataforma da Pipedrive, por exemplo, apresenta 22 outros idiomas além do português, como espanhol, inglês e até mesmo o ucraniano, letão, indonésio ou tcheco”, afirma Shaun Shirazian, CPO da Pipedrive.
. Pense na usabilidade – Para escolher qualquer tipo de ferramenta, também é importante considerar e usabilidade. Se uma ferramenta é muito difícil de usar ou não se comunica com os demais softwares utilizados pela equipe, ao invés de trazer otimização, pode gerar o efeito contrário, criando barreiras para os colaboradores.
Uma boa plataforma de CRM deve promover a visualização de todas as etapas do processo de vendas de maneira simples e intuitiva. Além disso, é importante que o software permita personalização, dessa forma o time consegue encontrar uma organização mais eficiente que corresponda com sua rotina diária.
(*) – É Diretora Global de Estratégias para Vendas da Pipedrive (https://www.pipedrive.com/pt).