80 views 4 mins

Como é possível conter o aumento das queimadas?

em Artigos
quarta-feira, 10 de agosto de 2016

Paulo Figueiredo (*)

Em muitas regiões do país, o inverno é marcado por ser um período de poucas chuvas e baixos índices de umidade.

A junção desses elementos resulta em áreas de vegetação e pastagens mais secas e, consequentemente, qualquer fonte de calor pode dar início a um foco de incêndio. Uma prova disso é que, de acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), entre 1º de janeiro e 20 de julho de 2016, foram registrados 12.568 focos de incêndio, contra 10.671 no mesmo período de 2015.

Para entender melhor o problema, é importante ressaltar que, em boa parte das vezes, o fogo é causado por ações provocadas pelo homem. Um exemplo é a queimada para conter o aumento do mato. Essa é uma iniciativa altamente perigosa e que dá a falsa sensação de crescimento de uma nova vegetação saudável, pois, ao queimar a palha, ela quebra a dormência de novas sementes e promove uma brotação mais rápida. No entanto, essa área verde renasce sem nenhum nutriente, apenas com um aspecto bonito.

Além disso, entre outros fatores que podem gerar uma queimada estão: soltar balões, lançar pontas de cigarros em canteiro de rodovias ou em áreas de vegetação seca e até mesmo um simples pedaço de vidro jogado no chão, que pode sofrer uma altíssima incidência solar.

Existem pessoas que optam por arar e gradear o solo para evitar que o fogo ultrapasse o trecho delimitado, mas o risco dessa ação é que, quando volta o período de chuvas, provoca o assoreamento da área. A melhor saída para conter o problema, porém, é a confecção de aceiros, que são faixas ao longo das cercas, onde a vegetação é retirada por completo do solo. O processo evita que o fogo se alastre para a área de pasto ou de vegetação e, também, para perto de animais.

A melhor forma de realizar os aceiros é com o auxílio de uma roçadeira, equipamento ideal para deixar a vegetação baixa, manter os nutrientes do solo, segurar a erosão e fazer uma contenção de segurança. Para se ter uma ideia da eficiência das roçadeiras nessa atividade, uma pessoa consegue percorrer a parte interna de uma fazenda de até 2.500 metros de área em um único dia.

Um dos fatores que contribui com o controle de incêndios é o avanço da tecnologia nesse segmento, pois indústrias como a Husqvarna investem fortemente no aprimoramento de seus equipamentos. Hoje, encontramos opções de máquinas leves, ajustáveis, ergonômicas e que garantem o resultado perfeito na retirada da vegetação para a confecção dos aceiros.

Conter as queimadas é um problema que envolve, principalmente, a conscientização do homem, pois grande parte dos incêndios ainda é provocada voluntariamente. Além disso, é necessário um trabalho de manutenção das áreas verdes, afinal os danos causados pelo fogo levam anos para serem apagados e prejudicam severamente a biodiversidade local.

(*) – É consultor técnico de produtos da Husqvarna, líder global no fornecimento de equipamentos para o manejo de áreas verdes.