91 views 3 mins

Como combater o medo das demissões para manter o clima organizacional?

em Artigos
quinta-feira, 01 de outubro de 2015

Antônio Brigaton (*)

O medo do desemprego aumenta a cada dia no Brasil.

Um índice apurado pela Confederação Nacional da Indústria aponta que esse medo cresceu 5,4% entre março e junho, chegando a 104 pontos na escala da pesquisa – o maior patamar desde 1999. Todo esse pessimismo influencia – e muito – no clima organizacional. Para manter os funcionários motivados e produtivos, cabe as empresas o enorme desafio de criar estímulos positivos em seus colaboradores.

É de conhecimento geral que uma empresa pode ter os melhores recursos, estrutura e a mais avançada tecnologia, mas sem um capital humano de qualidade sempre estará faltando alguma coisa. Assim, manter os colaboradores motivados além de fornecer melhorias no clima organizacional ajuda também nos bolso da empresa. Afinal, felicidade gera lucro.

Confira algumas dicas para que seus funcionários nem se lembrem da existência da crise:

. Potencialize o salário – em momentos como o que estamos vivendo, nem sempre é possível oferecer promoções ou aumentar o salário dos seus colaboradores. Mas, existem alternativas para ao menos fazer com ele dure mais. Uma opção é fechar parcerias de desconto com diferentes estabelecimentos.

. Invista na capacitação – estudos mostram que uma das posturas mais apreciadas por qualquer funcionário é o investimento da empresa em seu crescimento e desenvolvimento profissional. A possibilidade de aprender algo novo ou aprimorar habilidades são oportunidades muito valorizadas.

. Promova a integração – para um ambiente saudável e agradável, é importante saber que as relações constituídas durante o trabalho não são apenas de subordinação, mas sim de parceria. Para que seus funcionários se conheçam melhor, formem laços e ainda possam aliviar o estresse do dia a dia, happy hours, campeonatos esportivos e passeios culturais e sociais podem contribuir muito para um clima mais harmônico e descontraído.

. Qualidade de vida em primeiro lugar – ao seguir as dicas anteriores sua empresa já estará investindo na melhoria da qualidade de vida dos seus colaboradores, mas quando falamos em saúde muitas atitudes ainda podem ser tomadas. Incentive seus funcionários a praticarem exercícios físicos e promova dias de ginástica laboral. O resultado será funcionários mais disposto e produtivos.

Todas essas atitudes irão contribuir de forma bastante positiva com a motivação dos seus funcionários e a manutenção de um excelente clima organizacional. Como já disse o educador Shawn Achor, a “felicidade é fácil em tempos bons, mas é uma vantagem competitiva enorme durante os períodos difíceis”, então invista nela!

(*) – É Administrador de empresas formado pela FAAP e sócio diretor da Company Group e fundador do Lincard, primeiro grêmio virtual do Brasil (www.lincard.com.br).