147 views 7 mins

Como a TI pode integrar sistemas em casos de fusão ou aquisição

em Artigos
sexta-feira, 29 de setembro de 2023

Ilona Simpson (*)

Fusões e aquisições (M&A) são alavancas usadas pelas equipes executivas para cumprir as estratégias de crescimento de uma organização. Estas transações oferecem uma oportunidade para otimizar modelos de negócios, reformular portfólios de produtos e serviços, além de fornecer um método rápido de crescimento na participação de mercado.

Apesar das condições econômicas dos últimos anos, a atividade de M&A permaneceu relativamente estável em vários setores, incluindo moda, varejo, energias renováveis, serviços profissionais e automotivos. A PwC relata que, embora o número de negócios de grande porte seja menor do que durante o pico excepcional de 2021, os negócios de médio porte estão mantendo um ritmo forte de atividade, e a consultoria prevê outro aumento no segundo semestre de 2023.

Fusões e aquisições trazem consigo desafios significativos, exigindo imenso esforço e recursos de ambas as empresas. Em meio a uma carga de trabalho já pesada, M&A muitas vezes força a função tecnológica de uma organização em pressões adicionais desafiadoras à medida que trabalham para integrar operações e funcionários com segurança e rapidez. No entanto, por mais crítico que seja, a velocidade não é o único KPI. Apesar da análise meticulosa, os negócios de M&A podem trazer surpresas inesperadas, exigindo ajustes e revisões rápidas e tornando a agilidade tática igualmente crucial.

O fardo das fusões e aquisições
Realizar uma transação de M&A pode ser um trabalho em tempo integral, além de um cronograma já sobrecarregado. As equipes de tecnologia normalmente enfrentam escassez de pessoal de cerca de 10 a 15%, o que já amplifica a pressão sentida por aqueles em funções críticas apenas tentando cumprir os compromissos existentes.

A demanda por seus conhecimentos se torna ainda mais acentuada durante as atividades de M&A e a construção de confiança entre as equipes (tendo em mente que elas podem sentir que estão competindo por uma única vaga a longo prazo), é crucial para uma colaboração eficaz e, em última análise, resultados bem-sucedidos. Projetar processos ideais, alinhar a arquitetura e as stacks de tecnologia, obter aprovações organizacionais, relatar riscos e proteger contra incidentes cibernéticos exigem planejamento meticuloso e confidencialidade.

Em meio ao complexo cenário de M&A, existem ferramentas valiosas que ajudam as organizações a superar vários desafios e a desbloquear eficiências operacionais. Vamos nos aprofundar nas principais propostas de valor que estas ferramentas oferecem:

Descobrir todas as aplicações SaaS instantaneamente: Essa iniciativa é de grande importância, pois permite que as organizações validem os custos de licenciamento , identifiquem potenciais passivos e os resolvam prontamente. Ao avaliar riscos de terceiros e as vulnerabilidades digitais da cadeia de suprimentos, as empresas podem tomar decisões conscientes sobre sua arquitetura e stack de tecnologia.

Além disso, ter uma visão holística das aplicações SaaS permite uma melhor proteção contra ameaças, garantindo que nenhuma área crítica seja ignorada. A avaliação de risco avançada e os esforços de integração realistas geram estimativas de custo mais precisas, revelando potenciais ocultos de economia.

Zero Trust durante a transição: Integrar grandes grupos de usuários a um ambiente é um ato de equilíbrio – no qual o acesso é correlacionado à produtividade. Mas, uma abordagem excessivamente permissiva abre riscos. O ideal é contar com uma ferramenta zero trust de acesso às redes que permite que as equipes de segurança forneçam rapidamente acesso cauteloso em seus próprios termos – que podem ser refinados com granularidade crescente à medida que for possível compreender melhor os requisitos dos novos grupos de funcionários.

Painel único: As organizações podem acessar todas as informações pertinentes a partir de uma interface unificada. Essa visão centralizada elimina possíveis conflitos sobre a validade dos dados e permite que as equipes se concentrem na essência do processo de M&A. Ao simplificar o acesso e a análise de dados, uma plataforma como esta alivia as restrições de recursos, permitindo que as equipes dediquem seus esforços a tarefas mais críticas.

Implementação rápida: Esta atividade economiza tempo valioso e reduz os custos de terceirização, permitindo acelerar o processo de M&A, mantendo a continuidade operacional.

Adoção das tecnologias mais modernas: Ao utilizar plataformas apropriadas, as empresas podem aproveitar os avanços tecnológicos mais recentes. Elas garantem que as organizações possam adaptar e dimensionar suas operações para futuras atividades de M&A.

Navegar com sucesso pelos desafios das transações de M&A significa ter maior eficiência (em custos de terceiros e recursos de equipe), avaliação de risco avançada e, por fim, suporte às empresas para gerar resultados de M&A bem-sucedidos e moldar um cenário de negócios robusto e preparado para o futuro.

(*) É CIO para a região EMEA da Netskope.