162 views 6 mins

Cinco requisitos para atender empresas multinacionais

em Artigos
segunda-feira, 04 de setembro de 2023

Claudio Eguchi (*) e Lucas Leme (**)

Em um cenário empresarial fortemente globalizado, as empresas multinacionais desempenham um papel fundamental para o crescimento da economia nacional – sendo o Brasil, hoje, considerado como um dos maiores destinos de investimentos de negócios estrangeiros na América Latina. Considerando este posicionamento estratégico frente ao mercado internacional, saber como atender essa demanda é imprescindível para a atração e fidelização de cada vez mais clientes globais e, com isso, garantir o fortalecimento do negócio em seu segmento.

Segundo um levantamento feito pelo Índice de Confiança para Investimento Direto Estrangeiro, o Brasil é o sétimo destino mais procurado pelos estrangeiros que querem investir em países emergentes. Em 2022, esses aportes alcançaram a marca dos US$ 90 bilhões, de acordo com o Banco Central, que comprova essa atratividade do mercado nacional.

Para atender as demandas complexas dessas empresas com capital estrangeiro, é fundamental que os profissionais contábeis possuam um conjunto sólido de requisitos fiscais e legais que tragam segurança e eficácia aos clientes. Deles, confira os principais critérios a serem cumpridos pelas empresas de contabilidade:

1 Qualificação e experiência na rede internacional de serviços: uma empresa de contabilidade que integre uma rede global de serviços, adquire acesso a conhecimentos e recursos em diferentes países, o que é essencial para a compreensão das complexidades das operações dos clientes multinacionais. A combinação desta capacidade, aliada a uma experiência consolidada na área, é fundamental para entender as nuances e desafios específicos, e oferecer soluções pertinentes e eficazes que atendam aos objetivos destas empresas com presença global.

2 Conhecimento em auditoria independente e estruturas empresariais: o contador deve estar familiarizado com os processos de auditoria independente, incluindo questões como a revisão limitada, full audit e auditoria trimestral, de forma que consiga atender às normas rigorosas de empresas de auditoria renomadas. O mesmo vale para as regras contábeis aplicáveis aos diferentes portes e tipos de estruturas empresariais, incluindo sociedade anônima de capital aberto ou fechado, e limitada. Isso irá fortalecer a confiabilidade dos relatórios financeiros, além de demonstrar a competência da empresa em fornecer informações precisas.

3 Assessoria em compliance e regimes tributários: ao atender negócios internacionais, é fundamental que haja um cuidado extremo na explicação das questões legais e de compliance pertinentes à matriz no exterior, auxiliando a empresa multinacional a cumprir todas as regulamentações brasileiras. Ainda, considerando os diferentes tipos de regimes tributários do nosso país, as vantagens e desvantagens de cada um deles aplicáveis a cada empresa, conforme o ambiente de negócio de cada uma, precisam estar claramente compreendidos, para que escolham aquele mais benéfico e que faça sentido perante suas operações.

4 Pontualidade na entrega das prestações contábeis: a entrega de fechamentos contábeis mensais nos primeiros dias do mês subsequente, com precisão e qualidade, é fundamental para manter a transparência nas operações financeiras e para garantir a tranquilidade à matriz no exterior ao consolidar os resultados do grupo. Principalmente, considerando que qualquer atraso ou erro nas informações prestadas, pode ocasionar em problemas na consolidação dos números e na tomada de decisão.

5 Competência em ERP: efetuar o processamento contábil dentro dos mais renomados sistemas de ERP traz diversos benefícios às empresas, uma vez que todas as suas informações serão registradas em uma única base, sem o uso de softwares paralelos que se faz por meio de integração de arquivos ou redigitação – o que, normalmente, demanda reconciliação entre os sistemas devido a divergências que podem ocorrer, encarecendo o processo. A utilização do ERP permite que todos os envolvidos nessa relação tenham a mesma informação de forma ágil, precisa e transparente.

Atender empresas multinacionais requer uma combinação única de conhecimentos técnicos, habilidades internacionais como o domínio da língua inglesa, e sensibilidade cultural, especialmente, considerando a complexidade e burocracia da legislação nacional.

Por isso, os contadores que tiverem os requisitos mencionados, estarão bem-posicionados para oferecer soluções eficazes e contribuir para o sucesso das operações das empresas multinacionais no Brasil.

(*) É sócio e diretor comercial na ECOVIS®BSP.

(*) É sócio e supervisor de contabilidade na ECOVIS® BSP.