123 views 3 mins

Black Friday: estratégias para maximizar as ofertas sem prejudicar o bolso

em Artigos
segunda-feira, 13 de novembro de 2023

A Black Friday é reconhecida mundialmente como uma das datas mais esperadas por consumidores e comerciantes. Originária dos Estados Unidos, rapidamente se popularizou no Brasil e em muitos outros países. A promessa de descontos atraentes mobiliza multidões, tanto em lojas físicas quanto virtuais, e aquece significativamente o mercado. Mas, como aproveitar ao máximo as ofertas sem se perder em meio a tantas opções e, especialmente, sem prejudicar as finanças?

Marina Prieto, professora de contabilidade da ESEG – Faculdade do Grupo Etapa, vê a Black Friday como uma oportunidade única, mas que requer planejamento. Segundo ela, “não se trata apenas de buscar descontos, mas de fazer compras inteligentes. E isso pode ser alcançado com algumas estratégias simples”.

Uma das principais dicas de Marina é listar os produtos desejados antes da data. “Isso evita que o consumidor se deixe levar apenas pelo impulso, adquirindo itens desnecessários. Com uma lista em mãos, a busca se torna mais direcionada, focada no que realmente se precisa ou deseja”, explica a especialista.

Além disso, a professora ressalta a importância de pesquisar e comparar preços. “Hoje, temos à disposição diversos sites e aplicativos que auxiliam na comparação de valores entre diferentes lojas. Assim, é possível garantir que a oferta escolhida é realmente a mais vantajosa”.

Marina ainda destaca um ponto que muitos consumidores negligenciam: “Muitas lojas costumam enviar promoções exclusivas para quem está inscrito em seus newsletters. Por isso, vale a pena se cadastrar para receber essas notificações e, quem sabe, garantir uma oferta imperdível”.

No universo digital, as redes sociais também desempenham um papel crucial. “Algumas ofertas são divulgadas primeiramente nas redes sociais das empresas. Portanto, seguir as páginas das lojas de interesse pode ser uma estratégia acertada para quem não quer perder nenhuma oportunidade”, recomenda a especialista.

No entanto, a dica mais valiosa, segundo a professora, é definir um orçamento. “Estabeleça um limite de gastos e mantenha-se firme nele. O encanto das promoções pode ser sedutor, mas é fundamental lembrar das responsabilidades financeiras e evitar dívidas desnecessárias”, conclui Marina.

A Black Friday é, sem dúvidas, uma data repleta de oportunidades. Com as estratégias certas, é possível aproveitar os descontos e realizar bons negócios, sem arrependimentos futuros. Planeje-se e boas compras!