112 views 2 mins

Black Friday: a disputa por entregadores autônomos

em Artigos
sexta-feira, 20 de outubro de 2023

Vinicius Pessin (*)

A Black Friday é um dos eventos mais aguardados no calendário de compras, tanto para consumidores quanto para varejistas. É um dia que promete descontos excepcionais e oportunidades únicas de compra. No entanto, para os varejistas, a Black Friday também representa um enorme desafio logístico. Além da gestão de estoque e da preparação de ofertas atraentes, a disputa por entregadores autônomos que trabalham para aplicativos de entrega é acirrada. Além disso, o aumento repentino no volume de pedidos exige o provisionamento de custos extras para garantir que os clientes recebam suas compras a tempo e com eficiência.

Nos últimos anos, a economia dos aplicativos de entrega cresceu exponencialmente. Entregadores autônomos, muitas vezes chamados de “gig workers”, tornaram-se peças fundamentais no ecossistema de entrega. Durante a Black Friday, a demanda por esses profissionais aumenta consideravelmente à medida que as encomendas se acumulam.

Para se destacar na disputa por entregadores autônomos durante esse período, os varejistas devem considerar:

  • Parcerias Antecipadas: Entrar em contato com aplicativos de entrega com antecedência para garantir uma força de trabalho disponível.
  • Ofertas Atrativas: Oferecer compensações competitivas e incentivos extras para atrair e reter entregadores durante o período de pico.
  • Logística Eficiente: Utilizar algoritmos de roteirização e ferramentas de otimização para tornar as entregas mais eficientes e atraentes para os entregadores.

A Black Friday é um evento incrivelmente lucrativo para os varejistas, mas requer um planejamento logístico meticuloso. A disputa por entregadores autônomos é intensa, e o provisionamento de custos extras é essencial para garantir que a entrega ocorra de forma eficiente. Com a combinação certa de estratégias, tecnologia e parcerias, os varejistas podem enfrentar esse desafio com sucesso, proporcionando uma experiência de compra excepcional aos clientes e impulsionando seus negócios durante a Black Friday e além.

(*) CEO da Logitech Eu Entrego, startup de entregas colaborativas – e-mail: [email protected].