83 views 4 mins

Benefícios das fusões e aquisições e como se destacar no mercado

em Artigos
quarta-feira, 27 de janeiro de 2021

Natalia Hamada (*)

O mercado de Fusões e Aquisições no Brasil movimenta uma grande quantidade de capital e frequentemente são citadas na mídia.

Segundo o relatório do boletim mensal da consultoria Transactional Track Record (TTR), o mercado brasileiro teve 1.309 fusões e aquisições até novembro de 2020, com foco no setor de tecnologia, com 435 transações.

As fusões são uma técnica de reorganização empresarial, caracterizada pela união de duas ou mais empresas em uma nova, com o objetivo de fundir ou combinar os negócios, dando lugar a um só e fazendo surgir uma outra sociedade, que assume as obrigações das anteriores.

Já nas aquisições, ocorre a compra de uma empresa por outra. Nesse caso, significa que uma das corporações permanece, mas não significa que a outra acabará. Mas então, por que as fusões e aquisições do ramo tecnológico foram tão significativas em 2020?

Nós tivemos uma grande instabilidade econômica e, para nos mantermos fortes, assim como as empresas no geral, foi necessário colocar em prática essas opções – citadas acima – para continuar as atividades. Investir no ramo tecnológico é – e sempre foi – uma ótima opção, visto que é um setor que cresceu muito nos últimos anos.

Novas empresas estão surgindo, trazendo ideias revolucionárias e diversas novidades, e a junção delas com outras dá mais força para o segmento. Para complementar a ideia, abaixo listo algumas das principais vantagens dessa união:

• Entrada em novos mercados: A aquisição ou fusão de uma empresa pode ajudar o comprador a ter acesso a novos mercados. Desse modo, pode-se obter boas margens e alta demanda, por exemplo.

• Expansão mais rápida: Com certeza é mais fácil expandir a partir dos ativos de uma empresa já existente e estruturada do que a partir de sua própria estrutura.

• Vantagens Fiscais: Há a possibilidade de obter tributos mais baratos, como ICMS, a depender do Estado onde se localiza a nova empresa adquirida. Chance também da empresa compradora compensar seus lucros acumulados. Isso acontece quando a corporação que foi comprada, tiver prejuízos acumulados. Assim, o comprador consegue reduzir os impostos futuros.

• Diversificação do Risco: A compra de empresas de ramo diferente daquela em que o empresário já atua ajuda a diversificar riscos. Afinal, quando um segmento não estiver bem, o outro poderá estar.

Vale lembrar que esse é um mercado que nunca para, então as possibilidades de crescimento são diversas. Analise seus dados, monitore seu nicho e monte estratégias, essa é a peça chave e essencial para o sucesso. Se necessário, conte com agências especializadas, elas poderão cuidar da sua imagem e te mostrar caminhos pouco vistos, mas que garantem destaque.

(*) – Especialista e digital influencer, atua com planejamento estratégico para contas on-line e off-line de multinacionais, é CEO da AnySecret, agência privada de inteligência, especializada em direcionamento da opinião pública.