82 views 3 mins

Autoconhecimento

em Artigos
terça-feira, 08 de novembro de 2016

Sady Bordin (*)

Aquele que conhece os outros é sábio. Aquele que conhece a si próprio é iluminado (Lao-Tzu, século VII a.C.)

Sim, eu sei: você tem pressa em conseguir um emprego. Mas muita calma nesta hora. Antes de disparar seu primeiro currículo em busca de um emprego, faça uma análise sincera e honesta sobre sua situação atual (idade, nível de escolaridade, experiência profissional), suas características de personalidade (extrovertido, introvertido, paciente, impaciente, comunicativo, ágil, estratégico, etc).

E o tipo de atividade que você gostaria de fazer e onde (num escritório, na rua, numa loja, numa fazenda, numa fábrica, num hospital, numa escola, dentro de um avião, numa empresa grande, numa empresa familiar, com pessoas, com números, com dinheiro, na área comercial, RH, marketing, financeiro, etc.), pois são infindáveis as opções e a escolha certa é que vai determinar sua realização.

Um emprego não pode significar apenas o seu salário no final do mês, mas o prazer em estar trabalhando em algo que você gosta. Confúcio já nos ensinava: escolha um trabalho que você ame e não terás que trabalhar um único dia em sua vida.

Você sabia, por exemplo, que nosso grande poeta Carlos Drummond de Andrade (1902-1987) formou-se em farmácia e que nosso grande comediante e ator Renato Aragão, mais conhecido por Didi Mocó, formou-se em direito? Pois é, mas ambos seguiram carreiras completamente diferentes daquelas para as quais se preparam durante tantos anos.

Muitos passam a vida inteira sem se conhecer completamente e acabam não encontrando a realização no que fazem, por mais sucesso que possam vir a ter. Por isso, não faz sentido iniciar uma jornada se não sabemos exatamente aonde queremos chegar. Infelizmente é mais fácil conhecer o mundo exterior do que nosso complexo e inexplorado universo interior. Eisntein já nos alertava que “a maioria de nós prefere olhar para fora e não para dentro de si mesmos”.

Pense nisso antes de iniciar o envio dos currículos.

(*) – Graduado em administração, com especializações em marketing e administração. É autor de ‘Vencendo a Crise – 100 dicas para conseguir, manter ou trocar de emprego’ (Ed.Best Business) e ‘Marketing Pessoal – 100 dicas para valorizar a sua imagem’ (Ed.Record).