83 views 4 mins

Atitude falha x atitude de fracassado

em Artigos
sexta-feira, 25 de maio de 2018

Ricardo Resstel (*)

Todos os dias, recebemos quantidades massivas de informação.

Mergulhamos em cursos após cursos na busca de conquistas que se apresentam como materialização dos sonhos por nós almejados. A conquista, porém, só vem depois de repetidos fracassos e da luta constante para subir ao próximo nível. Para alcançar seus sonhos, você deve abraçar a adversidade e tornar o fracasso uma parte regular de sua vida.

Se você não está falhando, você provavelmente não está realmente seguindo em frente. A adversidade é abundante em benefícios, desde que você esteja disposto a procurar os benefícios disfarçados de experiências negativas. Em particular, os tempos difíceis criam resiliência, desenvolvem a maturidade e promovem a inovação.

Algumas perguntas podem te auxiliar a fazer uma avaliação da sua atitude. Atitude essa que será ponto decisivo do seu sucesso na busca da realização de sonhos. No próximo ano, que obstáculos você espera encontrar profissionalmente? Como o enfrentamento desses desafios pode se tornar algo positivo?

Antecipar as adversidades pode ser um grande aliado na manutenção de uma atitude positiva. Estar preparado para um problema é capaz de blindar o líder do efeito surpresa da má notícia. Além de auxiliar na manutenção da boa atitude, essa prática permite a antecipação de planos de contingência, o que invariavelmente eleva o nível de eficácia do gestor.

Que lições você aprendeu como resultado do fracasso? Verdadeiramente, a antecipação é uma grande aliada. Mas, a verdade é que é impossível antecipar todos os obstáculos. Muitos acreditam que, com o passar do tempo, nos tornarmos pessoas melhores e mais sábias, mas isso não é verdade. Com o passar do tempo nos tornamos apenas mais velhos.

A capacidade de abraçar a adversidade de forma positiva, fazendo uma avaliação criteriosa de cada uma delas e principalmente gerando lições ensináveis, são a chave para um amadurecimento pessoal e profissional em ritmo acelerado e sustentável. E tal desenvolvimento só é viável mediante uma atitude positiva. Infelizmente, quando as coisas dão errado, a grande maioria dos gestores entra em modo de autodefesa, procurando avidamente a quem atribuir culpa pelo fracasso enfrentado.

Uma atitude positiva obviamente não é garantia de sucesso. A busca por conhecimento e desenvolvimento de competências necessárias ao seu nicho obviamente são essenciais. Porém, considerando que a busca incessante por conteúdo de qualidade passou a ser a realidade da maioria dos profissionais, a atitude pode se apresentar como o diferencial entre profissionais de sucesso e profissionais frustrados que ficaram pelo caminho da mediocridade.

A atitude positiva não garante o sucesso, mas a atitude negativa certamente garantirá o seu fracasso.

(*) – É Coach e palestrante com experiência em desenvolvimento de equipes, especialista em liderança e membro licenciado do John Maxwell Team, equipe de formação de líderes (www.ricardoresstel.com.br).