147 views 4 mins

As novas expectativas de TI para os CIOs

em Artigos
quarta-feira, 08 de março de 2023

Eduardo Costa (*)

Com a Covid-19 em declínio, os CIOs das empresas estão em uma fase interessante de transição

É que o mercado de TI está com grandes promessas e expectativas para este ano, sobretudo por conta do teletrabalho que ascendeu durante a pandemia e hoje, nas funções em que é possível, está deixando de ser uma exceção para se tornar um padrão corporativo. Essa flexibilidade no setor de TI é a grande responsável por fazer o modelo funcionar e garantir que os negócios evoluam.

Além disso, a chegada do 5G também abre portas para novas tecnologias e serviços, especialmente para o contexto dos Serviços de Acesso Seguro de Borda (SASE), que, segundo o Gartner, crescerão 39% em 2023. Algumas das tendencias que compõem a SASE já estão presentes no dia a dia das empresas, conforme mencionado abaixo. Por isso, é hora de reavaliá-las e sair na frente.

. Cibersegurança: com o avanço da LGPD e do Marco Civil, a temática está se transformando em um grande pilar de negócio, principalmente com as empresas solicitando avaliações de níveis de segurança antes de avançarem com um fornecedor.

Além disso, o Brasil registra em média de 1,5 mil incidentes cibernéticos por semana, segundo a Check Point Research. Desta forma, é importante investir em tecnologias robustas de Segurança da Informação e buscar parceiros estratégicos e experientes para identificar vulnerabilidades e fraquezas na infraestrutura de TI, o que evitará os temidos ciberataques.

. IOT e Hiperautomação – o potencial da IoT (Internet das Coisas) é enorme e certamente será incorporada aos vários processos industriais e à Inteligência Artificial e ao Machine Learning para permitir uma hiperautomação, cujas máquinas processem informações e tomem decisões sem a necessidade de intervenção humana.

. Data Center – os serviços em nuvem seguem como principal tendência em 2023 e, associados à mudança de visão do Outsourcing de Infraestrutura e Operações sobre como comprar, implementar e gerenciar soluções de tecnologia, as empresas passarão a obter melhores resultados de negócios. Além disso, nos próximos 12 a 18 meses, pelo menos 40% das cargas de trabalho corporativas deverão ser implantadas em serviços de infraestrutura e plataforma.

Como vimos, o ano promete ser intenso em transformações tecnológicas, mas é preciso atenção às inovações e às tendências de TI, pois este é o primeiro passo para garantir que a empresa esteja à frente.

Em um mercado altamente competitivo, a sobrevivência depende de decisões estratégicas e da vontade de entregar sempre o melhor para o cliente. E sua empresa, está pronta para incorporar essas tecnologias e metodologias no cotidiano de negócios?

(*) É CIO da Sonda, líder regional em serviços de Transformação Digital (https://www.sonda.com/pt).