79 views 4 mins

A importância de fechar ciclos

em Artigos
terça-feira, 30 de julho de 2019

Deborah Souza (*)

Iniciamos ciclos a todo instante em nossas vidas, seja no campo afetivo, profissional, social, familiar, enfim seguimos a jornada com novos embarques e desembarques na “plataforma da nossa vida”.

Porém, é comum que as pessoas tenham dificuldade em fechar ciclos e desapegar daquilo que não está mais funcionando. Preferem se manter em relações falidas, desgastantes, frustrantes, agressivas e muitas vezes sem respeito. E qual o momento de perceber que um ciclo precisa ser fechado para dar espaço para o novo? Para contextualizar melhor, vamos imaginar algumas situações:

Imagina que você iniciou uma atividade em uma nova empresa e esse o inicio veio acompanhado de prazer, entusiasmo e satisfação pela conquista. Após algum tempo, pode ser que essa sensação já não seja mais uma verdade e que você perdeu encantamento inicial. Esse desencanto pode vir, por exemplo, pela falta de reconhecimento por parte dos seus superiores ou até mesmo por um ambiente de trabalho hostil que se apresentou logo depois.

O mesmo acontece no âmbito das relações afetivas quando a descoberta de um novo amor traz sentimentos nobres, juntamente com um encantamento inicial. É verdade que esse encantamento pode durar por toda uma vida, mas também pode ser que em algum momento torne-se abusivo, agressivo, sem honra, sem respeito e trazendo sentimentos de angústia, tristeza e frustração.

O mesmo vale para as relações de amizades e parcerias de negócios que geralmente começam com leveza, confiança e carregadas de momentos de alegria e satisfação e ao longo do tempo podem se transformar e dar lugar a problemas que vão influenciar diretamente na sua saúde e emoções.

Enfim, quando você percebe que aquilo que era bom no inicio, deixou de ser, é um indício de que algo deveria mudar. Em algum momento, algumas dessas relações se deteriorou. É nesse momento que você deveria parar e se questionar. O que eu estou fazendo nessa relação? Que contribuição ela é para mim? Por que permaneço em algo que me faz sentir desconfortável? Por que estou tão apegado a esse sentimento que me faz sentir frustrado e angustiado?

Uma conversa franca com as pessoas envolvidas pode anteceder o fechamento desse ciclo, pois um diálogo esclarecedor de como você se sente pode te ajudar de uma forma ainda mais efetiva. Fechar um ciclo significa que cada uma das partes segue seu caminho dali para frente.
Cabe a você saber o momento de “desembarcar” dessa história que não te traz bons sentimentos e fazer uma escolha diferente, pois escolhas não são certas nem erradas, são somente escolhas.

Tornar-se mais consciente, faz com que você tome novas atitudes, dando espaço para que o “novo” chegue em sua vida. Ações diferentes trazem resultados diferentes que podem vir acompanhados de felicidade e leveza como a vida deve ser.

(*) – É Terapeuta Quântica (www.conscienciatheta.com.br).