Após quase duas décadas de seleção, a Verdana Agropecuária, sediada em Camapuã (MS), anuncia a liquidação total de seu plantel de Nelore PO. Destaque absoluto à base genética construída a partir de investimentos massivos em criatórios expoentes da raça, como Fazenda Mundo Novo, Rancho da Matinha, Chácara Naviraí, Colonial Agropecuária, Fazenda Sabiá e VR Agropecuária.
As vendas ocorrerão durante um leilão virtual em duas etapas, sendo a primeira em 13 de agosto (domingo), às 9 horas (horário de Brasília/DF), com transmissão simultânea pelo Canal do Criador, Remate Web e Lance Rural. A organização é da Programa Leilões, do empresário Paulo Horto, e os lotes seguem com dupla avaliação (Embrapa/Geneplus e ABCZ/PMGZ).
Serão apresentadas, nessa primeira fase, as 300 fêmeas Nelore PO da Verdana Agropecuária, entre matrizes, novilhas e bezerras. O passo seguinte será o remate de touros, que ocorre em 7 de outubro.
“Ao longo de nossa trajetória, jamais poupamos recursos para ter o melhor da raça Nelore. Quem investir neste leilão vai levar para casa matrizes de muita consistência genética, verdadeiras preciosidades”, menciona o proprietário da Verdana Agropecuária, Bruno Grubisich.
O produção agrícola sul-mato-grossense deve ultrapassar a marca de 72 milhões de toneladas em 2023, com incremento de quase 13% em comparação ao ano passado, segundo dados de uma Conjuntura elaborada pela equipe de estatística da Semadesc (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação).
É justamente a expansão das fronteiras agrícolas no Centro-Oeste brasileiro que motivou o redirecionamento das atividades nas fazendas Glória do Rio Verde e Vale dos Buritis, propriedades da Verdana Agropecuária, em Camapuã (MS). “O avanço da agricultura nos obrigou a tomar uma decisão difícil: abrir mão da nossa paixão pela pecuária seletiva para expandir a produção de grãos”, justifica Grubisich.