224 views 3 mins

Tecnologias para o futuro do agro serão debatidas

em Agronews
sexta-feira, 18 de novembro de 2022

A agricultura 5.0 representa a quinta revolução no setor de produção agrícola. Seu objetivo é aumentar os ganhos de produtividade, lucratividade e sustentabilidade por meio da automação de insumos, taxas de aplicação variáveis e melhor uso dos dados para orientar as decisões. Unindo o que há de mais moderno em inteligência artificial, robótica, tecnologia de ponta e digitalização de processos, essa nova evolução começa a aparecer nas lavouras de todo o Brasil e promete modificar o cenário rural mais uma vez. 
De acordo com o arquiteto de soluções da GAtec, Wellington Sena, que vai palestrar sobre o tema no Top Farmers, encontro que acontece nos dias 22 e 23 de novembro, em Campinas/SP, a Agricultura 5.0 é a revolução das tomadas de decisões no campo. Isso porque cada vez mais computadores auxiliam os produtores nas escolhas, com informações atualizadas sobre a produção em tempo real, na palma da mão por meio de um smartphone.
Ainda segundo o especialista, quando falamos em tecnologia é preciso estar atento a dois pilares importantes. Um é a questão de desenvolvimento, ou seja, ter ferramentas para promover essa tecnologia e o outro ponto muito importante são as pessoas que integram esse processo. Afinal, é preciso organizar todas as tecnologias que o cliente já tem para que não seja um “bando de dados” e sim um eficiente banco de dados. “O desafio é ter tudo isso estruturado para não perder informações. Nossa missão é conscientizar os profissionais no campo, mostrar todos os conceitos que já têm na prática e conectar todas as tecnologias”, diz Sena.
Uma das ferramentas que vai ajudar a impulsionar e principalmente conectar o campo nessa nova era é o 5G. Em março deste ano foi dado o primeiro passo importante nesse sentido, com a inauguração da primeira antena 5G rural, no município de Baixa Grande do Ribeiro/PI, na Fazenda Ipê, de propriedade do Grupo Insolo – empresa cliente da GAtec.
De acordo com Sena, o 5G pode ser até 100 vezes mais rápido, o que vai possibilitar abrir o leque de equipamentos que podem ser utilizados no setor. “O produtor poderá se aproveitar da alta conectividade para novas tecnologias, sensores e até o reaproveitamento de ferramentas com eficiência maior – economia de até 90% de energia, por exemplo”, destaca.